Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Travar Marine Le Pen

28 nov, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Agora, lidera a FN a filha Marine, em conflito com o pai. Ela conseguiu tornar a FN menos agressiva e brutal, o que lhe dá mais votos.

Em 2002, J. M. Le Pen, fundador e então líder da Frente Nacional (FN), de extrema-direita, chegou à segunda volta das eleições presidenciais franceses. Nessa altura direita e esquerda uniram-se em torno de Chirac, de direita, o outro candidato mais votado na primeira volta, para impedirem Le Pen de ser Presidente (que em França chefia o governo).

Agora, lidera a FN a filha Marine, em conflito com o pai. Ela conseguiu tornar a FN menos agressiva e brutal, o que lhe dá mais votos. Marine irá certamente à segunda volta das eleições de 2017, contra a UE e contra a imigração. Quem lhe irá fazer frente?

Provavelmente ninguém do PS francês, incluindo o ex-ministro da Economia de Hollande, o centrista Macron, que concorre como independente. François Bayrou, outro independente, de centro-direita, irá provavelmente candidatar-se, como já o fez nos passado, sendo improvável que desta vez tenha mais sucesso. Daí a importância das primárias da direita, ontem ganhas por larga maioria por F. Fillon, um político ao qual há um mês ninguém previa um tal resultado.

Resta saber o que farão os eleitores de esquerda se Fillon, um homem de direita, mas não populista, defrontar Marine Le Pen na segunda volta das presidenciais. Repetir-se-á o que aconteceu com Chirac há 14 anos?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    28 nov, 2016 Santarém 22:46
    Irá haver por lá certamente muita intimidação e pressão contra Marine Le Pen a começar pela esquerda e acabar nos órgãos de comunicação social a gerar muita mentira e confusão, nos USA também a senhora Cliton tinha as eleições ganhas e a confusão gerada era a mesma e no final os americanos deram a resposta, veremos se os franceses já tão massacrados e encurralados em sua casa se ainda vão na conversa da treta ou se quererão de vez fazer a limpeza necessária que jamais será a que desejam devido ao tão grande número de muçulmanos já franceses.
  • Guillotine
    28 nov, 2016 Portugal 15:08
    Receio que seja tarde para travar a sra LePen, deviam ter pensado nisso antes de deixarem estabelecer para depois desfazer "a selva" de Calais, que julgo bem que vai custar as eleições, o francês tradicional é um pouco narigudo das suas tradições e não terá ficado indiferente.
  • Alberto
    28 nov, 2016 Cascais 14:12
    Olha o Dr.! Coitado! A Marina com aquele corpanzil todo intimida-o! Ele há homens assim sensíveis!
  • Justus
    28 nov, 2016 Espinho 12:04
    Blá, Blá, Blá! Sarsfiel Cabral já nos habituou a não dizer nada! Só nos apresenta frases feitas, gastas e ultrapassadas. Opinião e novidades, nem vê-las!