Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Todos pendurados

25 nov, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Torna-se ainda mais provável que venhamos a perder equipas daqui por dois anos, vendo assim bastante reduzida a nossa participação na UEFA.

Da fraca colheita desta semana nas competições de UEFA sobram duas evidências que não podem ser “chutadas” para canto: em primeiro lugar, o facto de em quatro jogos nem ter sido possível conquistar uma só vitória, arrastando com isso uma consequência negativa que se traduz no facto de terem ficado adiadas as decisões sobre quem sai ou quem permanece, tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa.

Por outro lado, a fraca pontuação averbada, não ajudou a recuperar o atraso no ranking, sendo cada vez maior a diferença que nos separa da Rússia. E, sendo assim, torna-se ainda mais provável que venhamos a perder equipas daqui por dois anos, vendo assim bastante reduzida a nossa participação na UEFA.

Na Champions, Benfica e Porto dispõem da vantagem de disputarem em casa os seus jogos de despedida. Mas isso não é uma garantia, uma vez que as equipas que defrontam não estão certamente disponíveis para abrir mão dos pontos em disputa.

Já o Sporting, por acréscimo, corre inclusive o risco de nem sequer entrar na Liga Europa, dado que jogar na Polónia representa um acto de alto risco no qual a equipa tem que colocar empenho total, poucos dias antes de se deslocar ao estádio da Luz.

Na noite de ontem, o Sporting de Braga bem poderia ter vencido um adversário que pareceu perfeitamente ao seu alcance. Um empate, em Gent, sabe a pouco, e isso transfere para o dia 8 de Dezembro uma decisão que não será fácil.

Ainda assim, os minhotos vão ter o público pelo seu lado e essa poderá e deverá ser uma preciosa ajuda.

Até lá, os treinadores de todas as quatro equipas terão de aplicar uma correcta política de gestão, tendo em conta que além desses jogos europeus terão pelo meio compromissos nacionais que também não os deixarão em descanso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.