Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Sexto episódio - 23 de Novembro de 2016

48k

Quer brincar com a inteligência artificial do ​Google?

23 nov, 2016 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Da música aos desenhos, há muito que explorar. Mas o tema é sério: as máquinas estão cada vez mais inteligentes.

A Google anunciou que está a apostar fortemente na inteligência artificial e revelou vários projectos que desenvolveu e que qualquer pessoa pode experimentar.

Um deles é o AI Duet, um projecto que torna o computador num parceiro para duetos ao piano. O desafio é sentar ao piano e teclar uma sequência musical. O computador ouve e responde. O programador da Google explica, num vídeo, que o que está na base da resposta do computador não é um código inserido pelo programador, mas sim o fruto da análise de milhares de músicas.

Outro projecto é o Quick Draw. Aqui o desafio é desenhar, em 20 segundos, o que nos é solicitado pelo computador. Durante esse tempo o computador vai tentando adivinhar o que estamos a fazer. Ao fim dos 20 segundos, novo desenho para fazer e novas tentativas de acertar. No fim, verificamos quantos desenhos é que o computador conseguiu acertar e naqueles que não acertou a máquina diz-nos que desenhos podiam ser.

Há ainda o Giorgio Cam no qual a proposta é fazer música tirando fotografias a objectos. O programa identifica o que é fotografado e vai à base de dados buscar um conjunto de palavras relacionadas com o objecto fotografado. Depois, através de voz, sintetiza e misturada com ritmos, canta uma estrofe relacionada com o que o fotografou.

A terminar, há também o The Infinite Drum Machine. Os programadores reuniram milhões de sons do dia-a-dia e o computador organizou-os por famílias, tendo em conta as semelhanças de som. O projecto permite criar ritmos fazendo combinações com sons das várias famílias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.