Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo

Espaço do Consumidor

Telecomunicações. O bom e o mau das novas regras

08 nov, 2016 • Fátima Casanova


São dos sectores com mais queixas e as recentes alterações nas regras da fidelização parecem estar a piorar as coisas em vez de reforçar os direitos dos consumidores.

Até ao final de Junho, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) recebeu mais de 26 mil queixas contra empresas de telecomunicações. Em Agosto, entraram em vigor novas regras que prometem fazer crescer o número.

Esperava-se que os direitos dos consumidores saíssem reforçados, mas as boas intenções do legislador não estarão a surtir efeito, nomeadamente no que toca à redução dos períodos de fidelização.

Contratos sem fidelização podem custar o dobro

As contas são da Deco: os contratos sem fidelização podem custar o dobro face à opção dos 24 meses.

Assim, para um pacote que inclua televisão, internet e telefone fixo, num contrato com fidelização por dois anos, o cliente paga, em média, mais de 900 euros.

Sem fidelização, ao fim desses dois anos, pode pagar quase dois mil euros.

Também todo o processo de instalação fica mais caro: pode chegar aos 350 euros, pagos logo à cabeça.

Já não basta só o telefonema

Com a nova lei das telecomunicações electrónicas, quando há uma alteração ao contrato, o consumidor é avisado e o operador de telecomunicações é obrigado a enviar por escrito as alterações que foram feitas, com a data do novo período de fidelização.

Além disso, as gravações têm de ser guardadas durante o mesmo período de vigência do contrato. Assim, na eventualidade de apresentar alguma reclamação, o consumidor sai protegido, porque pode pedir para ouvir a gravação do telefonema para fazer prova.

A qualquer momento, pode também perguntar sobre o valor que terá de pagar no caso de decidir cancelar o contrato antes de terminar o período de fidelização.

Atenção: estas regras só são válidas para os contratos celebrados desde 16 de Agosto, altura em que entrou em vigor a nova lei.

O “Espaço do Consumidor” é emitido na Renascença às terças e quintas-feiras, depois das 14h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    10 nov, 2016 Gaia 23:42
    Boa noite, Qual é site para fazer a pesquisa que anunciaram no programa da rádio? obrigado pelas dicas...