Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​A onda xenófoba

28 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os partidos xenófobos e racistas estão em alta na Europa. A deriva anti-imigrante dos políticos reflecte sentimentos da sociedade. Na Alemanha trabalhadores de uma fábrica receberam com protestos um grupo de trabalhadores portugueses que ali iam fazer trabalho temporário.

Os partidos xenófobos e racistas estão em alta na Europa. Marine Le Pen vai à frente nas sondagens para as eleições presidenciais em França, que se realizam em 2017. Os governantes da Hungria e da Polónia recusam receber refugiados. Nações com tradição de tolerância e abertura aos estrangeiros, como a Holanda, a Dinamarca ou a Suécia, contam hoje com significativas forças políticas hostis aos estrangeiros. E nos Estados Unidos as posições xenófobas de Trump, contra árabes e mexicanos sobretudo, são alvo de um considerável apoio – ainda que, espera-se, não o suficiente para o eleger Presidente.

A deriva anti-imigrante dos políticos reflecte sentimentos da sociedade. Na Alemanha trabalhadores de uma fábrica receberam com protestos um grupo de trabalhadores portugueses que ali iam fazer trabalho temporário. A liberal Grã-Bretanha começa a fechar-se ao estrangeiro; multiplicam-se os ataques a imigrantes e os estudantes estrangeiros, incluindo os provenientes da UE, terão menos apoios no futuro, o que já levou a uma inédita queda de 9% no número de candidatos às universidades britânicas.

É preocupante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Cunha
    30 out, 2016 Ovar 19:07
    E viva a europa do Partido Popular Europeu. Aplauda que é a SUA europa Saarsfield.
  • Alexandre
    29 out, 2016 Lisboa 09:27
    Sistemas políticos e económicos desiguais que exploram a condição humana, tal como Sarsfield Cabral defende, promovem o racismo.
  • Sobre o Racismo
    28 out, 2016 Portugal 12:47
    A Revolução Industrial e a invenção da metralhadora de "tripé" na 2ª parte do Séc. XIX deu aos povos europeus um poder enorme. Uma "dúzia de homens" equipados com metralhadoras podiam "massacrar" centenas de outros. Assim e distorcendo as ideias de Darwin, criou-se na Europa a ideia da raça superior, que Hitler chamou de "ariana". O problema é que os europeus atuais, na origem, não passam de "mestiços" de Neanderthal com os povos que chegaram de África no final da Idade do Gelo. Foi apenas a Revolução Industrial que deu "superioridade" à Europa. A derrota da armada russa frente à armada japonesa, no inicio do séc. XX, em 1905 foi o sinal que a "superioridade" só estava nas armas!
  • João Galhardo
    28 out, 2016 Lisboa 12:35
    Sr. Sarsfield Cabral, faço minhas as palavras do comentador Miguel Botelho. O senhor defende semana atrás de semana o sistema económico e político que está por detrás do racismo. Vir atacar a xenofobia neste seu artigo, só pode ser por mera hipocrisia.
  • Miguel Botelho
    28 out, 2016 Lisboa 09:49
    Na verdade, não percebo os seu artigos. Não julgue que isto faz parte de algum ódio de estimação ou obsessão em vir aqui ler aquilo que escreve. Sobre este que acabou de escrever ou sintetizar (ou resumir) em relação ao racismo, parece incrível como alguém que defende um sistema económico e político que cria o racismo, vem depois atacar o racismo, sem saber das suas origens, tentando (ao mesmo tempo) fazer o papel de santo e de inocente. O Sr. Sarsfield não é inocente nenhum e se este é o seu julgamento em relação ao racismo, o Sr. Sarsfield Cabral é o maior hipócrita que há na opinião portuguesa. Para concluir, este seu artigo é mais uma prova da sua incapacidade de escrever opiniões equilibradas e com fundamento.
  • António Costa
    28 out, 2016 Cacém 08:19
    Nos Estados Unidos temos as posições xenófobas de Trump contra mexicanos ( os mexicanos foram responsáveis pelo 11 de Setembro? ), na Grã-Bretanha contra polacos e contra cidadãos membros da UE, mesmo na própria UE! Enquanto isso não se toca nos verdadeiros responsáveis. Não foram portugueses nem polacos os responsáveis pelos atentados de Paris ou de Nice! Nem são "polacos" que andam a "degolar" padres em igrejas!