Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O “socialismo bolivariano”

26 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A situação económica e até de segurança pessoal no país degradou-se tragicamente.

O Papa Francisco recebeu o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a quem convidou a percorrer “com coragem a via de diálogo sincero e construtivo, para aliviar o sofrimento do povo”. Mais: o Papa ofereceu-se para ajudar a encontrar soluções de paz.

Oxalá a exortação do Papa produza alguns resultados. Mas o que Maduro tem feito na Venezuela, usando todos os meios, legais e ilegais, para impedir que a oposição chegue ao poder não augura nada de bom.

Entretanto, a situação económica e até de segurança pessoal no país degradou-se tragicamente. O comunicado da Santa Sé sobre o encontro de Maduro com o Papa diz que este aconteceu “no quadro da preocupante crise política, social e económica que o país está a atravessar e que se repercute pesadamente sobre a vida quotidiana de toda a população”.

O país tem as maiores reservas petrolíferas do mundo. Mas, como não houve cuidado na manutenção dos poços petrolíferos, a produção de crude tem vindo a baixar na Venezuela.

É o “socialismo bolivariano”, que tantos intelectuais de esquerda saudaram…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao123
    26 out, 2016 lisboa 17:00
    Só sei que olhando para as noticias o que vejo é os Venezuelanos a fazerem bichas para comprar comida que não há , remédios que não há e passam horas nas fronteiras à espera que abram para poderem comprar isso nos países vizinhos PORQUE LÁ NÃO HÁ ( até papel higiénico..) Como é que este modelo de sociedade poder ser bom para alguém..? É só miséria...
  • LUIS ABEL
    26 out, 2016 FUNDÃO 16:07
    Os senhores joão esgalhado, ricardo martins e Miguel Botija, deviam era emigrar para esse paraíso que é a Venezuela vermelha. Iriam divertir-se nas filas para os alimentos, nas visitas aos supermercados vazios, hospitais sem medicamentos, etc,etc...etc. Afinal aonde está a maravilha do socialismo. Não vão agora culpar os imperialistas dos americanos do porreiro Obama, nem do mau tempo....
  • JMC
    26 out, 2016 USA/EUA 15:09
    Como um leitor estrangeiro, reparo muitas vezes que o comentador Miguel Botelho mostra um grande odeio pelo escritor Sr. Sarsfield Cabral. Não importa o que seja o contexto. Desta vez, entretanto, subscrevo o comentário do António Costa de Cacém, quem eleva a discussão para um nível mais intelectual e, portanto, mais elevado. Certo é que a situação na Venezuela baseia-se na religião. Tudo o que escreveu o comentador António Costa é pura verdade. Como diz sobre a Venezuela, “Mais tarde ou mais cedo irá regressar à Democracia.”
  • João Galhardo
    26 out, 2016 Lisboa 13:09
    Antes de mais, espero que a Renascença não censure este meu comentário. De facto, a censura de comentários, como no tempo da ditadura de Salazar, impunham apenas uma opinião. Em relação ao governo de Nicolás Maduro, parece estranho como Sarsfield Cabral não compreenda e não investigue o modo como a oposição venezuelana (MUD) tente atropelar, a todo o momento, a constituição daquele país (que a própria votou e aceitou). Refiro-me aos últimos acontecimentos do passado domingo. Depois, será que Sarsfield já investigou aquilo que o governo de Maduro conseguiu, no aspecto de salvar as pessoas mais pobres da morte? Refiro-me à política de saúde daquele país e do mesmo governo. Nesse aspecto e quando se salvam mais de um milhão de pessoas da morte, o socialismo «bolivariano» é de saudar.
  • Ricardo Martins
    26 out, 2016 Lisboa 12:20
    Já outros intelectuais de direita saudaram Passos Coelho e o regime fascista do Chile onde a igreja católica estava na primeira linha de apoio ao regime nazi , fascista de Pinochet é a vida...
  • António Costa
    26 out, 2016 Cacém 09:33
    O Problema é que a Venezuela é um país Cristão. Mais tarde ou mais cedo irá regressar à Democracia. Está na base do Cristianismo. Agora quando a "religião" é um conjunto de Leis Imutáveis, apenas existe uma Ditadura Eterna. E quando aparece alguém que tenta modificar as Leis do dia-a-dia é imediatamente acusado de Blasfêmia. Nesses países César e Deus são um Só. Não é possível a Democracia! Mas o Ocidente quer continuar de "olhos fechados" para as evidências do que é na realidade o Islão e "o pior cego é aquele que não quer ver" como dizia o ditado.
  • Miguel Botelho
    26 out, 2016 Lisboa 09:01
    Para quem conhece a realidade política da Venezuela e o percurso da revolução bolivariana, este pequeno artigo (medíocre) é uma infâmia. Arrematar que certos «intelectuais» saudaram um socialismo chamado «bolivariano« também é uma tese ignorante e própria de alguém que não está capaz de perceber a realidade de um país. Será que o autor deste mau artigo de opinião pode esclarecer os comentadores do que são as «CLAP» formadas pelo governo de Maduro? Será que o paupérrimo autor pode descrever aquilo que foi o abaixamento do preço do barril de petróleo concertado entre a Arábia Saudita e os EUA e que deu origem à crise económica da Venezuela? Será que o autor pode descrever o que aconteceu no dia 1 de Setembro em Caracas? Pelos visto, não pode. Limita-se a atacar por baixo algo que a sua cabeça não consegue e não conseguirá conceber.