Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Há dois em fuga

24 out, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Os resultados do fim-de-semana vieram influenciar diferenças consideráveis na classificação geral.

A jornada do fim-de-semana não deixava antever grandes surpresas. As equipas mais valiosas iriam ter pela frente adversários à primeira vista acessíveis, duas delas fazendo acrescentar a essa previsão a vantagem de jogar nos seus estádios.

Mas o futebol é apaixonante exactamente porque proíbe a consumação de resultados antes de os jogos se realizarem. E, em cada noventa minutos, tudo pode acontecer, ainda que represente um claro atentado à lógica.

Transportando estes princípios para os jogos a que tivemos a oportunidade de assistir, aceitam-se como desfechos razoáveis as vitórias do Futebol Clube do Porto sobre o Arouca, bem como do Benfica na sua deslocação nocturna ao Restelo.

Já o empate consentido em casa pelo Sporting frente ao Tondela ficou fora de todos os palpites, até dos mais pessimistas.

Sem se poder falar já de cataclismo, a verdade é que estes resultados passaram a implicar diferenças consideráveis na classificação geral.

O Benfica manteve a sua posição de comando com os portistas a espreitar no segundo lugar com menos três pontos, e com o Sporting atirado pela primeira vez para a terceira posição, a cinco pontos do comandante.

Mas, mais do que o empate caseiro frente ao Tondela (uma réprise do campeonato anterior) foi a exibição dos comandados de Jorge Jesus que suscitou as maiores críticas e continua a provocar ondas de choque entre a família leonina.

A contestação já se faz ouvir e apontando em várias direcções: claro que o treinador é o alvo privilegiado, mas JJ não fica sozinho nestes protestos.

As contratações leoninas começam a ser contestadas na sua grande maioria, e a qualidade do futebol exibido está a fazer engrossar a voz dos adeptos.

Claro que o campeonato ainda só passou por um quarto do percurso que está estabelecido. Porém, mais do que o atraso em relação ao maior rival de sempre, é o mau rendimento da equipa do Sporting, expresso ao longo de desafios consecutivos, que perturba e acarreta maiores preocupações.

A dúvida que agora se coloca é a de se saber como e quando vai ser possível estancar a contestação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    24 out, 2016 Lisboa 13:32
    Sempre igual. O Braga é esquecido. Se ganhar hoje está no 3º lugar. Só para avisar os ... 3 em fuga e o nosso amigo da canete verde.
  • Burlesconi
    24 out, 2016 País Real 11:28
    Não concordo com o título. Não há 2 em fuga, há 3, só que a "fuga" em relação a um deles, é a popularmente conhecida "fuga prá frente"! E esta situação, quando as coisas correm mal, geralmente acaba em desastre.