Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O preço da falta de reformas

20 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Sem reformas, a contenção da despesa do Estado implica situações complicadas em serviços públicos, hospitais, escolas e empresas do sector público.

Tenho dito que o principal erro do governo anterior, PSD/CDS, foi a escassez de reformas no Estado em geral e na Administração Pública em particular.

Não foram as medidas de austeridade tomadas por Passos Coelho, pois elas eram impostas por uma situação de grave emergência financeira. Aliás, situação decorrente da irresponsabilidade do executivo de Sócrates, que colocou o Estado à beira da bancarrota.

Mas foi uma oportunidade perdida, porque apenas se poderá diminuir racionalmente a despesa pública com reformas bem pensadas. O presente governo não faz reformas, porque os partidos da esquerda radical que o apoiam não permitem. Já basta a esses partidos terem que engolir o sapo de apoiarem, agora, medidas para cumprir o Tratado Orçamental da Zona Euro, tratado que eles execravam e tanto criticaram...

Como já aqui referi, a prioridade (não declarada) de A. Costa é seguir as regras de Bruxelas. Daí que, sem reformas, a contenção da despesa do Estado implique situações complicadas em serviços públicos, hospitais, escolas e empresas do sector público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Telmo
    01 nov, 2016 Toronto 00:18
    Sr Francisco voce ja tem idade para ser discreto e falar e dar opiniao de factors verdadeiros . E nao vir aqui RETROCER a realidade a verdade como realmente se passou e se passa
  • Ricardo Martins
    21 out, 2016 Lisboa 18:06
    Isto agora sem as reformas(cortes ) dos PAFIOSOS vai pelo " mau caminho " diz o Fascista admirador do dr. Caetano e do botas .
  • Radar
    20 out, 2016 Porto 19:59
    "...Tenho dito que o principal erro do governo anterior, PSD/CDS, foi a escassez de reformas no Estado em geral e na Administração Pública em particular...." Se bem me lembro , e o comentador deve lembrar-se também , sempre que se pretendia reformar o estado e administração pública, vinha o tribunal constitucional e inviabilizava tudo .... Não foi por falta de tentativas, mas por manifesta impossibilidade, com o tribunal constitucional a bloquear tudo que eram reformas do estado ...
  • joao123
    20 out, 2016 lisboa 19:30
    Goste-se ou não chama-se liberdade de expressão . Se não gosta do comentador ninguém o obriga a lê-lo . Que eu saiba o 25 Abril de 1974 foi feito para se poder ouvir, falar e ler sobre todo o tipo de opiniões, independentemente de coincidirem com as nossas ou não . À quem chame a isso DEMOCRACIA...
  • Miguel Botelho
    20 out, 2016 Lisboa 18:27
    Aplaudo o comentário de João Rodrigues. É um aspecto que defendo: a retirada de Sarsfield Cabral deste comentário, como disse no primeiro comentário enviado e censurado pela Renascença.
  • MJSN
    20 out, 2016 Braga 17:36
    A ÚLTIMA REFORMA FOI O SALÁRIO GIGANTE DO CEO DA CGD.
  • João Rodrigues
    20 out, 2016 Lisboa 16:04
    Que me lembre o PP apresentou uma lista de Reformas a efectuar durante o governo anterior, ou seria no mês anterior às eleições? Foram divulgadas? foram implementadas algumas? Ou será que durante o governo do seu idolo D.Cavaco Silva foram todas implementadas e nada restou para reformar? Vá-se curar e aproveite para se retirar definitivamente do comentário politico, já não pertence a esta época.