Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​A outra austeridade

14 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Trata-se da perda de eficácia de várias entidades públicas, que assim servem pior as pessoas.

Há uma forma de austeridade que não se resume a mais ou menos impostos ou à maior ou menor reposição de salários e pensões. Trata-se da perda de eficácia de várias entidades públicas, que assim servem pior as pessoas.

Alguns exemplos: há dias um conjunto de personalidades da área da saúde apelou ao Presidente da República no sentido de impulsionar um plano nacional de emergência para impedir o colapso do Serviço Nacional de Saúde. Nas escolas sucedem-se os problemas de falta de pessoal. Os transportes colectivos de Lisboa (Carris e Metro) nunca funcionaram tão mal. Etc.

Estes problemas acontecem porque o Governo tem que cortar despesa pública para cumprir as metas orçamentais exigidas por Bruxelas. Como não houve reformas no sector público, incluindo nas empresas do Estado, e as poucas que o Governo anterior fez foram revertidas (privatização dos transportes colectivos de Lisboa e Porto), os cortes na despesa prejudicam o normal funcionamento dos serviços.

Quem perde é a qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo a daqueles que não dispõem de meios para recorrerem ao sector privado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    14 out, 2016 Lisboa 22:28
    Excelente comentário o de Ricardo Martins. Quanto ao de Vítor Lopes, desde quando é que o senhor e Sarsfield Cabral se preocuparam tanto com esta questão? Os transportes público sempre estiveram mal, mas no ex-governo, ao que parece, para si e o seu «guru» Sarsfield, estava tudo bem.
  • Ricardo MArtins
    14 out, 2016 Lisboa 13:51
    Este PAFIOSO anda desesperado e este fim de semana com a cabazada que a laranjada vai levar nos Açores ainda vai ficar pior.
  • Jorge
    14 out, 2016 Seixal 12:55
    Tem piada, agora é que o Sr. Sarsfield Cabral está preocupado com a qualidade de vida dos portugueses, mas quando morreram pessoas nos hospitais por suspeitas de falta de assistência, crianças em Trás-os-Montes dentro de salas de aula com temperaturas próximas dos zeros graus, e o farsola do Coelho a apregoar “custe o que custar” não vi grande preocupação deste senhor. Agora preocupação dele, foi a reversão da privatização dos transportes coletivos de Lisboa e Porto. Se há perda de eficácia nas entidades públicas no atendimento às pessoas, pode agradecer ao seu amigo Coelho quando fez uma razia aos funcionários públicos.
  • Vitor Lopes
    14 out, 2016 Lisboa 11:18
    O comentário de Miguel Botelho é pura hipocrisia, o Dr. Francisco Sarsfield Cabral neste artigo vem comentar alguns dos problemas que a austeridade causa aos portugueses, aqui não está em causa a cor politica, está em causa o bem estar dos portugueses. Quanto aos transportes públicos estou completamente de acordo, nunca tiveram tão mal, só não concorda quem não necessita de andar de transportes públicos.
  • Miguel Botelho
    14 out, 2016 Lisboa 09:14
    O seu artigo é mera hipocrisia, em relação ao antigo governo. Deixe-me apenas relembrá-lo daquilo que significa a palavra «hipocrisia». «Ato de fingir ter crenças». Neste artigo, Sarsfield Cabral finge estar contra a austeridade, quando no anterior governo (e porque era da sua cor política) a defendeu. Hipocrisia como ideias e sentimentos que a pessoa não as possui. Sarsfield Cabral diz que os transportes nunca tiveram tão mal. Desde quando é que Sarsfield Cabral se preocupou com esta questão? Nunca.