Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​O dilema do PSOE

13 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Tudo depende dos socialistas (PSOE). O seu ex-líder votou sempre “não” à investidura de Rajoy – e por isso foi afastado pelo seu partido. Será que agora o PSOE se irá abster?

O Rei de Espanha convocou os partidos para uma derradeira tentativa de evitar uma terceira eleição geral num ano. Tudo está agora calculado para que a votação decisiva sobre a investidura de Rajoy no Parlamento aconteça no último dia deste mês. Se essa investidura for uma vez mais chumbada, serão inevitáveis novas, e terceiras, eleições.

Tudo depende dos socialistas (PSOE). O seu ex-líder, P. Sanchez, votou sempre “não” à investidura de Rajoy – e por isso foi afastado pelo seu partido. Será que agora o PSOE se irá abster, permitindo a formação de um governo minoritário do PP? O principal factor nesse sentido está em que o PSOE, que nem tem ainda um líder, poderá sofrer uma derrota eleitoral severa, na sequência das derrotas anteriores, passando o esquerdista Podemos para principal partido da oposição.

Mas, dizem alguns, se o PSOE der uma mão a Rajoy, abstendo-se, perderá votos à esquerda, a favor do Podemos… Não há saída à vista para este dilema do PSOE, até porque numa nova eleição o PP, junto com o centrista Cidadãos, poderá obter a maioria absoluta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    13 out, 2016 Lisboa 14:57
    Sobre a corrupção do PP de Espanha, nem uma palavra.
  • rfm
    13 out, 2016 COIMBRA 14:21
    ... há sempre alternativa e quando alguns socialistas fizeram de moleta em relação aos ultraliberais radicais que têm dominado a Europa (tipo partido agrário na Polónia antes da queda do muro) perdem para outros o espaço que deveriam ocupar, no caso do PSOE (grande partido da democracia e estabilidade Espanhola que foi) cedeu tanto ao ultraliberalismo financeiro especulativo como o PP, agora o seu mandante é o PP, como o PSD/CDS-PP - PAF tentaram fazer por cá há um ano, tentando decretar a substituição do SG do PS, em suma quando os Socialistas não se sabem por no seu lugar, cedem-no a outros e aqui pode muito bem acontecer isso e quem fica mal é a Espanha, como por essa Europa, fora de si, chegando ao cúmulo do golpe baixo contra um cidadão de prestígio de um país membro candidato à ONU, sofrendo felizmente uma humilhação e mais uma lição do mundo que se recusa a aprender
  • Justus
    13 out, 2016 Espinho 11:19
    Na véspera da apresentação de um Orçamento que exige negociações complicadas e com tantos problemas em Portugal que merecem análise e discussão aprofundada este Sr. Sarsfield lembrou-se de escrever sobre o PSOE!!! O que nos interessa o que se passa com este partido espanhol? Parece que Sarsfield nada mais vê na vida que PS, PSOE, PS, PSOE, PS, PSOE!!! É sempre o mesmo blá, blá, blá.