Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Uma excelente surpresa

06 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Merkel sai derrotada pela vitória de Guterres, o que a enfraquecerá ainda mais na Alemanha. É pena, mas deveria ter sido mais prudente, não apoiando Georgieva.

Surpreendeu-me a designação, ontem, de António Guterres para Secretário-Geral da ONU, designação que hoje deverá ser formalizada pela Assembleia Geral. Talvez pela descrença nos políticos, que também me afecta, a entrada na corrida, à última hora, da búlgara Kristalina Georgieva pareceu-me sinal de que a escolha do próximo Secretário-Geral já estava “cozinhada” pelos EUA e pela Rússia – caso contrário ela não teria avançado. Avançou e foi humilhada, ficando atrás até da outra candidata búlgara, Irina Bokova, a quem o governo da Bulgária retirou o apoio, a favor de Georgieva, mas que se manteve na corrida.

Também não esperava que o Conselho de Segurança da ONU mantivesse a transparência até ao fim – tudo indicava que a estranha possibilidade de um candidato surgir quase no fim, desvalorizando o que antes se passara, fosse aproveitada para escolher Georgieva. Enganei-me e ainda bem, pois essa “golpada” desacreditaria a ONU.

Merkel sai derrotada pela vitória de Guterres, o que a enfraquecerá ainda mais na Alemanha. É pena, mas deveria ter sido mais prudente, não apoiando Georgieva.

Guterres poderá contribuir para a necessária reforma da ONU. Mas há que ser realista: a sua acção será limitada pela Rússia e pelos EUA, sobretudo se Trump chegar à Casa Branca. Seja como for, é uma excelente notícia para Portugal, para a nossa imagem no mundo e para a nossa auto estima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Albertina Sarmento
    06 out, 2016 Anadia 17:48
    Ó sr. francisco, isto de ter que elogiar um socialista é tramado, não é verdade? Escreve ainda que temia que "...fosse aproveitada para escolher Georgieva. Enganei-me..." :) Mais uma vez, mas desta reconheceu o seu erro!
  • Carlos Reis
    06 out, 2016 Coimbra 12:31
    O Chiquinho não ficou lá muito satisfeito, mas tem de engolir mais um sapito, é a vida.