Emissão Renascença | Ouvir Online
Maria Rosário Carneiro
Opinião de Maria Rosário Carneiro
A+ / A-

​Assimetrias

03 out, 2016 • Opinião de Maria Rosário Carneiro


Dados agora divulgados mostram que as mulheres trabalham mais e ganham menos.

Foram tornados públicos recentemente, os resultados do Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e de Mulheres, uma parceria entre o CESIS e a CITE, segundo os quais, apesar de as mulheres trabalharem cerca de menos duas horas semanais que os homens no trabalho pago, verifica-se que diariamente trabalham mais uma hora e quarenta cinco minutos no trabalho não pago.

No apuramento do saldo de trabalho pago e não pago, este representa uma carga de mais uma hora e treze minutos por dia para elas.

Ainda segundo os resultados acima referidos, e apesar da assimetria no cuidar das crianças ser menor do que na generalidade das tarefas domésticas, mesmo assim, as mulheres gastam mais 52 minutos diários que os homens em tarefas como dar banho, vestir ou alimentar.

Um outro estudo, de difusão ainda mais recente, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado pelo Professor Farinha Rodrigues, sobre o impacto da crise e da austeridade nas desigualdades económicas em Portugal entre os anos 2009 e 2014, revela que o índice de pobreza nas mulheres aumentou, em particular para aquelas que são as únicas responsáveis pela família. De acordo com os dados divulgados, verifica-se uma descida de 20% dos rendimentos, enquanto nos homens se regista 8%, para além de uma maior exposição ao risco de desemprego.

Em suma, trabalham mais, ganham menos!

Esta assimetria está errada, representa uma clara violação do princípio da igualdade, fere a dignidade das mulheres, e da humanidade no seu conjunto. Nada tem de natural, antes representa a persistente permanência de uma organização social e económica, arcaica e violadora dos direitos fundamentais.

O ordenamento jurídico português é claramente progressista, consagra de forma inequívoca os princípios fundamentais da igualdade e da dignidade, mas atavismos, preconceitos, abuso de poder, indiferença, são, sem dúvida, barreiras bem fortes à sua concretização. A vida quotidiana continua marcada por uma desigualdade que ofende e que é contrária a uma sociedade sustentável. Mais do que denunciar, é preciso querer e mudar, militantemente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bento Fidalgo
    03 out, 2016 Agualva 23:29
    É pura verdade, é pura demonstração do nossa essência moral. São as diferenças laborais, os inúmeros casos de violência doméstica e não só, as diferenças entre a generalidade dos portugueses, legalizadas por leis que permitem, facilitam e fecham os olhos a estes casos mas, também são as mesmas de que se servem, com toda a soberba, ladrões, corruptos e complexados estatais que acham que merecem sempre mais que os outros. Pois, é pena que só reclamemos no nosso interesse em vez de reclamarmos em nome de todos porque, temos leis avançadíssimas no tempo que não conseguem implantar a justiça em mentes tão retrogradas.