Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Mudar a agulha

27 set, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Nas próximas três noites regressam aos estádios as competições europeias de futebol.

Entra-se assim na segunda jornada da Liga dos Campeões e da Liga Europa, competições em que Portugal mantêm quatro equipas, curiosamente, ou talvez não, exactamente as mesmas que por esta altura comandam a classificação geral do campeonato interno.

Trata-se, acima de tudo, de uma oportunidade para corrigir o que de menos bom foi conseguido há quinze dias. Vale a pena recordar que, nessa altura, em doze pontos possíveis, as equipas portuguesas conquistaram apenas três, o que representa um péssimo cenário num ranking onde estamos a ceder pontos em ritmo acelerado a favor da Rússia. E, a manter-se este comportamento, descerá radicalmente a representação portuguesa na Uefa.

Mesmo sem termos pela frente um horizonte desanuviado, não há razão para baixar os braços.

O Sporting tem, aparentemente, a tarefa mais facilitada ao defrontar uma equipa polaca de categoria residual, mas em boa verdade, nem o Porto que joga em Leicester, nem o Benfica que tem compromisso difícil em Nápoles, entram inapelavelmente derrotados.

Aliás, o mesmo se passa com o Sporting de Braga, que tem a deslocação mais complicada nesta fase de grupos e, pela frente, o Shakhtar Donetz, grande candidato a chegar ao fim dos seis jogos no comando do seu grupo.

Não sendo decisiva, a segunda jornada que agora vai ter início não deixará de constituir um bom indicador para o grau de dificuldade das tarefas que se lhe seguirão.

É que, tomando o exemplo de edições anteriores, tem acontecido muitas vezes que dois resultados negativos seguidos podem deixar irremediavelmente pelo caminho algumas das equipas participantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.