Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Nomeação de risco

21 set, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Lisboeta João Capela foi nomeado para dirigir o jogo Sporting-Estoril Praia, em Alvalade.

Dando continuidade a uma política de nomeações que tem deixado à vista uma clara mudança de paradigma, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol designou ontem o lisboeta João Capela para dirigir o jogo da próxima sexta-feira a disputar em Alvalade entre o Sporting e o Estoril Praia.

Causou alguma surpresa esta nomeação. E tanto assim é que a mesma já deu origem à mais diversificada gama de análises e comentários.

Trata-se do regresso de Capela a jogos em que intervém o Sporting, mais de três anos depois de uma actuação muito infeliz, no estádio da Luz, onde o Benfica venceu, no dia 21 de Abril de 2013, o seu rival por 2-0, e que ficou na história do anedotário nacional com a declaração do treinador dos encarnados ao considerar, no final do jogo, o trabalho do juiz de campo como “limpinho, limpinho”.

Por tudo isto, este parece agora ser um bom momento para passar uma esponja sobre o que se passou naquela noite no estádio benfiquista. Mas, para que tal aconteça, é no entanto necessário que João Capela seja capaz de protagonizar uma actuação sem mácula.

E é igualmente importante que o árbitro de Lisboa seja recebido em Alvalade sem hostilidade, esquecendo ressentimentos que já não fazem qualquer sentido.

José Fontelas está a revelar disponibilidade para trazer à arbitragem a credibilidade que lhe faltou no passado recente.

De resto, neste começo de temporada tem havido reconhecimento quase generalizado de que as arbitragens não têm sido o seu ponto fraco, mesmo tendo em conta alguns erros como sempre inevitáveis.

O teste de sexta-feira é também importante para se poder confirmar se é ou não correcta a política de nomeações seguida até aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • e
    23 set, 2016 s 00:21
    Senhor Ribeiro Cristóvão, Já pensou em dependurar as chuteiras? Ainda não?! Ficava-lhe bem! Arranje assim tipo uma saída em grande... e depois deixe lá essas bugigangas para os estagiários... REFORME-SE HOMEM!
  • olha a mala!
    21 set, 2016 Santarém 23:09
    Lampiões por aqui a falar de árbitros, será mais pressão ainda? Contas finais entre árbitros e talvez alguns pequenos clubes todos parecem ficar satisfeitos com o desfecho final e esse todos nós sabemos qual é!
  • Vila Forte
    21 set, 2016 Algés 16:52
    Sr.RC: não me lembro de ter visto a sua análise à última jornada, foi por o Sporting ter perdido 3-1? Parece-me que esse jogo não foi 2-0, mas 4-3, com prolongamento, para a Taça de Portugal e acabou com um monumental frango do Rui Patrício que deu a victória ao Benfica e que os sportinguistas sempre esconderam mandando para cima do árbitro as culpas da derrota, esquecendo-se que o espanhol que aí tinham, era Campel, não era?, marcou um golo em posição nítida de fora de jogo. Se em Madrid o presidente disse logo que a culpa era do árbitro, em vez de realçar a boa prestação...nunca chegarão a lado nenhum! Acho que se meteu nesta crónica...para defender o Sporting e... fazer pressão sobre o árbitro? Melhores cumprimentos, Henrique Vila Forte
  • Alberto Martins
    21 set, 2016 Lisboa 12:30
    Não é uma nomeação de risco assim tão elevado sr. Cristovão. Só se for para o Estoril. "Sporting contrata filho do chefe dos árbitros. Mãe de Alexandre Gomes, assessora Proença, tratou da transferência." Pelo que temos visto nestas 5 jornadas nomeadamente no sporting - fcp e no moreirense - sporting e os constantes elogios á arbitragem e coerência das nomeações eu diria que a nomeação não foi de risco mas sim uma nomeação que garanta voltar a elevar a onda verde e esquecer a derrota em Vila do Conde.
  • De Cabeça
    21 set, 2016 Lisboa 12:29
    1) Dizer que as arbitragens estão bem depois do FCP ter sido escandalosamente prejudicado em Alvalade. 2) Falar do Capela e da arbitragem a favor do SLB em 2013 quando o mesmo Capela já apitou e prejudicou o SLB depois disso ..... Caro Ribeiro Cristóvão, essa sua caneta verde só prejudica a sua imagem. Nunca será recordado como um jornalista isento.
  • mANUEL Vila Pouca
    21 set, 2016 Porto 10:16
    Fantástico, o TI Tone, acha que as arbitragens têm sido boas neste início de campeonato. Deve andar desatento... ou será que para o Ti Tone, se os árbitros prejudicarem o F.C.Porto isso não é importante, más arbitragens só se prejudicarem o seu Sporting ou o Benfica, sim, porque o Ti Tone não pode afrontar o clube da Luz, sob risco de ter problemas e perder alguns lugarzinhos que vai ocupando nestes tempos de reforma... Está o Ti Tone preocupado com a nomeação de João Capela, nunca esteve no passado recente com as nomeações de Bruno Paixão para jogos do F.C.Porto, como pelos vistos não está com a nomeação de Tiago Martins para o Chaves -Benfica, Tiago Martins que em seis jornadas vai apitar pela segunda vez o clube transmontano. Bravo, TI Tone!
  • Burlesconi
    21 set, 2016 Caminha 10:12
    Infelizmente para o Estoril. O Bruno Paixão, tb esteve vetado pelo Scp. Voltou na Choupana, no Nacional-Sporting da época passada. E que bem se comportou, com os que o ostracizaram!
  • aguia pesqueira
    21 set, 2016 alcains 10:01
    Caro Cristóvão. Descontando a sua legitima "costela sportinguista", permita-me recordar-lhe, que em data recente, após um empate do Benfica em casa com uma arbitragem -manhosa-, o "seu" emergente presidente, não perdeu tempo, veio para a ribalta, declarar a sua enorme satisfação com as nomeações feitas até então! Ou muito me engano ou, o "contrato de prestação de serviços" por este estabelecido com o dono da arbitragem, após contratação do promissor -craque-, seu filho, não está a resultar como previsto!