Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Banho a dois

08 set, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A França, com a Holanda e Suécia a ameaçar o seu favoritismo, e Portugal, a ter de contar muito seriamente com a oposição da Suiça, deixaram Diddier Deschamps e Fernando Santos em estado de alerta amarelo.

No arranque da fase europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol registaram-se surpresas que lançaram muitas questões e dúvidas que só em Outubro do próximo ano ficarão devidamente esclarecidas.

Falamos, sobretudo, de resultados inesperados e, neste caso, aqueles que se registaram no grupo a que pertence Portugal.

Mais do que a derrota da nossa selecção frente à Suiça, foi escandaloso o empate consentido pela Hungria nas Ilhas Faroe, o que pode desde já tornar-se num forte embaraço para a formação magiar, tida como fazendo parte do trio de candidatos à qualificação final no Grupo B.

Da França chegou outro dos choques de mais alta voltagem da jornada, quiçá mesmo o mais surpreendente e violento.

Mesmo dispondo de jogadores de enorme qualidade, entre os quais, Griezmann, Pogba, Giroud, Martial ou Gameiro, a selecção do galo não teve capacidade para marcar um golo sequer no difícil território da Bielorrúsia.

Ou seja, os dois finalistas do último Campeonato do Europa não só deixaram os créditos por mãos alheias como passaram a ter boas razões para tomar cuidados redobrados relativamente ao futuro.

A França, com a Holanda e Suécia a ameaçar o seu favoritismo, e Portugal a ter de contar muito seriamente com a oposição da Suiça, deixaram Diddier Deschamps e Fernando Santos em estado de alerta amarelo, porque deslizes como estes, a repetirem-se, podem deitar tudo a perder.

Não se tratou de um banho de humildade, mas, em boa verdade, não deixou de ser um banho de realidade.

Veremos se funcionou como um alerta real.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.