Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O maior problema

02 set, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os empresários não investem porque o PCP e o Bloco, apoiantes do Governo, consideram a iniciativa privada um roubo, seguindo a teoria marxista.

O debate político-partidário em geral não ajuda a compreender o que se passa na economia. Mas, desta vez, os números são tão claros que o PS e membros do Governo reconheceram estar o crescimento económico muito abaixo do que se prometia e pretendia.

Helena Garrido, uma arguta analista da nossa vida económica, escreveu no Observador um artigo com o título “A política anti-investimento”, onde diz que “o maior problema económico deste Governo está longe de ser a aposta no consumo para dinamizar o crescimento. Está antes nas medidas e no discurso que afugentam o investimento de que precisamos, quer nacional como estrangeiro.”

É que, “depois de dez trimestres consecutivos de crescimento, o investimento está a cair desde o início do ano”. Revela o INE que a formação bruta de capital fixo baixou 3,1% no segundo trimestre deste ano, após ter contraído1,7% no primeiro.

Os empresários não investem porque o PCP e o Bloco, apoiantes do Governo, consideram a iniciativa privada um roubo, seguindo a teoria marxista. E o investimento do Estado caiu, o que é extraordinário num Governo de esquerda, mas é necessário para cumprir o défice.

P.S.: Por motivo de férias, esta coluna não se publica no restante mês de Setembro

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hélio
    26 set, 2016 lisboa 17:29
    Este é um dos poucos espaços de liberdade plena ,é preciso coragem para estar nele de cara destapada como fazem todos os elementos do painel da Renascença e eu pessoalmente quer concorde ou não c as ideias dos articulistas procuro argumentar sem insultar.Por mim benvindos a este espaço extrema esquerda , esquerda moderada ,já q sob o ponto de vista programático nenhum partido é de direita ou extrema direita-aliaz esta é ilegal em Portugal.Portanto vamos aos dados do INE,Banco de Portugal etc e tiremos conclusões Houve. fatores internos gravosos e externos que nos levaram a este pandemónio.Desde 1560 até aos nossos dias que varias vezes tivemos que pedir ajuda externa.Para não me alongar mais quero relembrar que a divida externa de 1892 em que os credores estavam em Berlim e Paris foi reestruturada sendo convertida num novo emprestimo a amortizar em 99 anos terminando pagamento em 2001, a divida na altura estava a 60% do Pib e era considerada um handicap ao desenvolvimento do País. Os atuais credores não estão pra esperar tanto tempo e daí o sufoco que obriga os governos a garrotar os porttugueses e os contos melhor ou pior contados na interpretação do deficit,investimento,emprego,impostos,perda da liberdade e privacidade etc.Pessoalmente estou convicto que quem ficar neste País rico ou pobre, governado por qualquer foça partidária, está condenado a viver mais tarde ou cedo como os sem abrigo.Haverá salvaçao?
  • Porconta
    15 set, 2016 Porto 23:50
    É interessante o raciocínio do Sr. Sarsfield Cabral, o Pais andou quatro anos com a politica da direita que nos pôs a todos com uma mão á frente e outra atrás, porque diziam que só assim os investidores nacionais e estrangeiros investiam, a realidade é que ficamos muito mais pobres e os ditos investidores vieram tirar os lucros das empresas nacionais e levar-los para o estrangeiro, investir em Portugal népia, mas continuam com a mesma conversa, será que pensam que os portugueses tem alzeimer e memória curta? e o Sr. S. Cabral vem agora deitar as culpas aos partidos da esquerda? o problema está na Alemanha que tem dado as ordens para todos apertarem o cinto mas se as coisas se alterarem os portugueses não precisarão de dinheiro mas sim de trabalho que não aparece porque ninguém compre e não é em Portugal é nos outros países.
  • antonio
    05 set, 2016 portugal 11:41
    A governação do País é decidida por 3 Partidos. O ps que levou o País à bancarrota à 4 ou 5 anos e agora surge com o apoio de 2 partidos da extrema-esquerda. É extraordinário que haja 2 partidos a apoiar um governo de um partido que levou o País à bancarrota há tão pouco tempo.
  • JMC
    04 set, 2016 EUA/USA 22:02
    E quando o Sr. Sarsfield Cabral está de férias, sugiro que o comentador Miguel Botelho continue a memorizar o livro "Das Kapital."
  • João Galhardo
    03 set, 2016 Lisboa 22:12
    António Lima afirma que mudou as suas opiniões políticas e votos várias vezes. Ou seja, é alguém que não tem uma certeza e não sabe decidir em quem escolher. É uma excelente prova de analfabetismo político dada em comentário. Pior ainda é a acentuação do «è» na última frase. Ou seja, um verdadeiro representante do Portugal de Pedro Passos Coelho.
  • Miguel Botelho
    02 set, 2016 Lisboa 19:54
    E o Sr. João é daqueles que prefere o país a pão e água e Pedro Passos Coelho, como primeiro-ministro.
  • António Lima
    02 set, 2016 Lisboa 19:07
    Oh João, nem vou por aí... a questão é que neste país, grande parte da população (pelos vistos Miguel Botelho), não aceitam o ERRO e a DESILUSÃO de quem eles confiaram e então há que deitar abaixo quem sugere e alerta o contrário (jornalistas, comentadores, partidos, etc..) MATAR TUDO O QUE MEXE, Estou à vontade, pois mudei as minhas opiniões politicas e votos várias vezes. Enfim è o POVINHO que temos...
  • joao
    02 set, 2016 lisboa 17:33
    O Sr. Miguel Botelho é daqueles portugueses que pensava em 2011 ( ano em que o país faliu) , que bastava trocar de primeiro-ministro, este estalava os dedos e todas as consequências de uma banca rota ( desemprego, descida de salários, emigração por falta de oportunidades, etc) desapareciam por milagre. O problema é que milagres já nem em Fátima.É por isso é que isto ,infelizmente, vai estourar outra vez . Pode ser que finalmente façam uma reflexão para perceberem de vez a chamada " dinâmica dos mercados" e larguem o chavão " é patrão é ladrão "...
  • Miguel Botelho
    02 set, 2016 Lisboa 13:39
    Infelizmente, Sr. António Lima, conviver com alguém que só faz porcaria e deixa tudo a cheirar mal, é um pouco difícil. No entanto, sempre aplaudo a sua vontade de ajudar esta pessoa, pois precisa mesmo de muito apoio e carinho.
  • António Lima
    02 set, 2016 Lisboa 11:54
    MIGUEL BOTELHO ficou "amuado" porque este comentador apenas disse aquilo que todos já sabem. Deduzo que não seja idoso, aconselho-o vivamente a conviver com pessoas nesta fase da vida.