Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Uma original campanha antidroga

24 ago, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Presidente filipino manda a polícia matar os suspeitos, sem se preocupar com processos judiciais.

Nas Filipinas a droga é um problema sério. Em Junho foi eleito um Presidente, R. Duterte, que declarou guerra à droga e aos traficantes. Só que Duterte manda a polícia matar os suspeitos, sem se preocupar com processos judiciais.

Decerto que, noutros países, a começar pelo México, essa prática inaceitável é por vezes seguida.

A originalidade do Presidente filipino está em que ele elogia aos quatro ventos as “execuções extrajudiciais”, que considera adequadas – pois cerca de 600 mil potenciais suspeitos já se entregaram voluntariamente às autoridades. Duterte tinha usado esse método durante os 22 anos em que presidiu a um município filipino. E quem o elegeu Presidente do país sabia o que ele iria fazer.

Segundo o chefe da polícia das Filipinas (que apoia a política do Presidente) terão sido mortos quase 1.900 suspeitos em menos de dois meses. Defensores dos direitos humanos, a Igreja Católica e a ONU protestaram. Duterte ameaçou sair da ONU – mas foi desmentido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, que desculpou Duterte por este estar “desapontado, cansado e com fome”...

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gomes L
    25 ago, 2016 Lisboa 21:22
    À consideração da rfm, ontem coloquei aqui um comentário a defender o Sr. Sarsfield. Não passou. Mas comentários a negarem-lhe o direito de escrever já passam. Muito interessante o que está a acontecer na comunicação social em Portugal. Será que a renascença também está a seguir a tendência????
  • Dias
    24 ago, 2016 Lx 22:37
    Quantos morrem por causa da droga?
  • nem 8 nem 80
    24 ago, 2016 Santarém 17:12
    Costuma-se dizer que nem 8 nem 80, aqui estamos perante um regime dos 80 enquanto por cá temos os regimes dos 8, ou seja este faz uma limpeza rápida e a prova é que com o medo até já mais de 600 mil se entregaram e não foi certamente por praticarem obras de caridade, por cá faz-se de conta que se pratica justiça e vai-se fechando os olhos a muita coisa e até as próprias leis ainda dão uma ajudinha na propagação do mal e este vai aumentando a olhos vistos e deixando vítimas pelo caminho que não são apenas os consumidores como as respetivas famílias, qual deles o pior?
  • Miguel Botelho
    24 ago, 2016 Lisboa 15:03
    Sarsfield Cabral de férias ou Sarsfield em plena terceira idade, a escrever sobre o que lê aqui ou ali e que não tem muito interesse. Porque não escreve acerca da Indonésia e do seu sistema político? Porque não escreve acerca do sistema prisional tailandês? Está visto que o mais fácil, é escrever um artigo com quatro parágrafos sobre a Coreia do Norte ou sobre as Filipinas. Sarsfield faz aquilo que der menos trabalho.
  • Justus
    24 ago, 2016 Espinho 12:45
    Mais uma vez Sarsfield Cabral transcreve-nos uma notícia que repescou aqui ou ali. Para nos dar notícias já temos os jornais, as TVs e tantos outros meios de comunicação. O que nós gostaríamos de saber de Sarsfield é o que ele pensa desta notícia, se é bom ou se é mau aquilo que o Presidente Filipino está a fazer. Mas sobre isso, pronunciar-se sobre acontecimentos e factos, dar a sua opinião é coisa que Sarsfield não faz. E isso é que era importante, porque para dar notícias já nos bastam os noticiários.