Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Proteger os animais

23 ago, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Fazem todo o sentido as medidas tomadas relativamente aos animais. Mas há que ter cuidado com as modas fundamentalistas.

Graças a uma lei proposta pelo PAN e aprovada no Parlamento em Março, os contribuintes podem deduzir no IRS gastos com animais de estimação, até ao limite de 250 euros anuais. Já entraram mais de 50 mil facturas, referentes a cães e gatos.

Para muitas pessoas idosas os animais domésticos são a sua principal companhia. Por elas, esta dedução faz sentido. Como fazem sentido eventuais medidas para evitar ou reduzir o sofrimento de animais. Mas já não tem sentido equiparar animais a pessoas, tornando-os sujeitos de direitos.

O respeito pela natureza não implica proibir que se matem animais (para comer carne ou peixe, nomeadamente); ou que se matem baratas e mosquitos. Ou, ainda, que alguns animais (ratos, por exemplo) sofram em experiências farmacêuticas, que depois poderão beneficiar muitas pessoas.

Aliás, na natureza muitas espécies alimentam-se de outras espécies. O protegido lince ibérico sobrevive comendo coelhos. Na natureza vale a cruel lei da selva. Os ecologistas têm aqui uma palavra a dizer, para se evitarem modas fundamentalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Matrena
    25 ago, 2016 Lisboa 08:54
    Há que perceber que explorar, torturar e matar animais para consumo para além do sofrimento em que transforma as suas vidas e morte prejudica directamente milhões de humanos. Os que consumem recursos para os proteger, os que sofrem com o sofrimento dos animais e os que morrem à fome porque os recursos alimentares que lhes deviam ser destinados são usados para engordar, com imenso desperdício energético, animais de produção. Notícia já de 2013 "O nosso nível na cadeia alimentar, numa escala de 1 a 5 que vai das plantas aos grandes predadores, é médio: 2,21. Mas está a aumentar – e temos de travar essa subida para não esgotar os recursos do planeta." https://www.publico.pt/ciencia/noticia/cientistas-calcularam-ranking-dos-seres-humanos-na-cadeia-alimentar-1615179
  • Rui A.Lobo
    23 ago, 2016 Coimbra 21:48
    Em parte concordo inteiramente consigo mas como algumas pessoas que aqui escrevem, os animais são como pessoas se não se educam não serão boas pessoas, e os animais são idênticos um animal não é um bibelô que se usa e coloca-se na prateleira tem sentimentos e dor. Quanto a certo países são civilizações que como tratam os animais também as pessoas sofrem e aí vai levar muito tempo a encararem estes fatos. Em Portugal nega-se a entrada a animais em certos sítios mas tenho visto certa atitudes de humanos que animais irracionais não fazem. Só mais um apontamento sobre as leis estão feitas e aprovadas mas em execução é que deixa muito haver. Acerca do IRS quem tem amor aos animais não está á espera do IRS para tratar do seu fiel amigo.
  • Ana Matrena
    23 ago, 2016 Lisboa 20:44
    Apenas os carnívoros precisam de ingerir carne para viver e o homem é omnívoro. A Direcção Geral de Saúde já emitiu guias de alimentação vegetariana (exclui todos os produtos de origem animal incluindo leite, ovos e mel) para adultos e para crianças em idade escolar. Quanto à experimentação científica não é consensual que a utilização de cobaias esteja devidamente validada ou seja eficaz. Há medicamentos rejeitados em animais que se revelam anos depois eficazes em humanos e medicamentos que passam os testes em animais e prejudicam humanos. Quanto aos ecossistemas os animais de fábrica, produzidos de forma industrial, geram poluição imensa, consomem recursos agrícolas que podiam ser encaminhados directamente para humanos e não estão incluídos em ecossistema rigorosamente nenhum. Se todos os humanos à face da terra, por exemplo na Índia e China, consumissem carne ao ritmo dos países "ricos" provavelmente a águ apotável no planeta já escasseava neste momento. Para além de ser especista e desinformada esta opinião está cientificamente muito desactualizada, convinha estudar antes de escrever sobre um assunto.
  • Justus
    23 ago, 2016 Espinho 16:47
    Diz o Sr. Sarsfield que "não tem sentido equiparar os animais a pessoas". É tão evidente esta afirmação que apenas nos interrogamos qual a razão porque a faz. Ou, por outras palavras, quem é que quer equiparar os animais a pessoas, Sr. Sarsfield? Ninguém, absolutamente ninguém pretende este estatuto para os animais. Assim sendo, não profira frases feitas, sem nexo, sem sentido e sem razão de ser. É próprio de certos escribas apresentarem uma ideia aceite pela generalidade das pessoas, para logo a seguir insinuarem que A ou B discorda dessa posição. Assim, é-lhes fácil tecer as críticas que entenderem para ridicularizar A ou B. Neste caso, o do estatuto dos animais, o Sr. Sarsfield não apontou o dedo a ninguém, mas......talvez não lhe faltasse vontade.
  • Michiko
    23 ago, 2016 Lisboa 16:37
    Esta crónica está a lançar a confusão, penso eu. Segundo apurei o que pode ser abatido no irs, neste caso, é 15% do iva em serviços veterinários (não incluí rações ou quaisquer outros serviços). Será que alguém me consegue confirmar isto?
  • Pedro
    23 ago, 2016 Lx 16:03
    Numa sociedade, como a presente, onde ignorancia; militante e radical, e neurose comandam o perplexante devir com que nos deparamos, era expectavel. Pobre Francisco, tendo sido tao parco com o mero senso comum, nao chegou para o acobertar do insulto e cerrado ataque de esplendidos especimes das maleitas enunciadas. Cumprimentos solidarios, Francisco.
  • Joana de Lemos
    23 ago, 2016 Lisboa 14:55
    Subscrevo inteiramente o seu comentário, Fred. Em Portugal e no que diz respeito aos direitos dos animais, as mentalidades ainda são as da idade da pedra. Cita, e muito bem, a Alemanha e o Luxemburgo. Há já muitos anos, o cientista Alemão Alexander von Humboldt escrevia que o grau de civilização de uma sociedade se mede pela forma como ela trata os seus animais. Aqui, as mentes ainda revelam, comparavelmente, um atraso de várias décadas.
  • Margarida Rapoula
    23 ago, 2016 Odivelas 14:33
    Os animais são seres sensíveis, sencientes! Não são inferiores ao ser humano em nada! Por acaso este senhor esquece que também é um animal? O que lhe dá direito de se julgar superior aos outros animais? Que direito têm os humanos de submeter os outros animais a tortura e crueldade sem fim? Onde fica a compaixão? Onde fica o saber colocar-se no lugar do outro? Onde fica o "Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti"? Há muita falta de informação, aliás, a informação é vedada por interesses corporativos e económicos. os animais não são coisas! Os chamados "racionais" têm o cérebro formatado pela educação, pela sociedade, por tudo o que lhes é mostrado, imposto como dado adquirido e como certo. E não questionam, não mudam nada! Muitas mentiras são contadas às crianças e os adultos escondem a cabeça debaixo da areia: fingem não ver, fingem não saber e continuam alegremente assobiando para o ar enquanto promovem e financiam o inferno na Terra para os animais! Onde fica o "Não matarás"!?? Precisam de ver muitos vídeos e olhar muitas fotos de obscenidades cruéis e parar de se sentirem donos e senhores de alguém, os animais não são de ninguém. São pessoas não humanas , o mundo é de todos, não apenas dos humanos. Por acaso retira alguma dignidade aos humanos se se equiparar os animais, como tão justamente merecem?? Há pessoas que preferem a companhia dos animais à dos humanos(como eu as entendo) e pagam os seus impostos, devendo por isso também poder ter os mesmos direito
  • Fred
    23 ago, 2016 Lx 14:27
    Sr Jose Machado O sr devia dirigir as suas criticas aos donos que nao sabem o que ê o civismo e comportamento social apenas e so. Sabe que revolta sair de portugal onde os animais sao tratados como sao e viver numa alemanha ou luxemburgo onde os caes tem quase os mesmos direitos que os donos; andam de trasnportes publicos, entram em lugares publicos como zoos, centros comerciais, restaurantes, etc e sem qualquer problema. A falta de educacao e civismo dos portugueses e atroz e envergonham quem ama a patria. Ainda agora, a cerca de 2 dias um portugues foi de ferias e deixou um cao na varanda 2 semanas sozinho. Os vizinhos avisaram as autoridades, o cao foi resgatado e adoptado estando a policia a espera que este energumio regresse para o prender. Povo que envergonha onde quer que esteja...
  • Marco Almeida
    23 ago, 2016 Olhão 13:41
    Mais uma vez este senhor debita alarvidades e não conseguiu atingir o que a lei pretende que é simplesmente diminuir o abandono dos animais através de um incentivo mais que correcto e justo