Emissão Renascença | Ouvir Online
Eunice Lourenço
Opinião de Eunice Lourenço
A+ / A-

Um Verão "escandalosamente bom"

15 ago, 2016 • Opinião de Eunice Lourenço


Pedro Passos Coelho disse que o Governo está politicamente esgotado, mas pode durar toda a legislatura. Ele também.

Bronzeado, muito bronzeado, Pedro Passos Coelho chegou à Festa do Pontal, em Quarteira, com ar calmo e descansado, como se tivesse todo o tempo do mundo. À entrada, quando parou para falar à comunicação social, perante a observação de um jornalista sobre a cor do seu bronzeado, o líder do PSD disse que tem sido um Verão "escandalosamente bom". Falava do clima, claro, da praia, das férias. Mas podia falar de política.

As más notícias na economia, a polémica das viagens oferecidas pela Galp a secretários de Estado, os incêndios que não param ... não faltam motivos de preocupação para o Governo de António Costa e que podiam estar a beneficiar a oposição, o maior partido da oposição que é também o maior partido do Parlamento. Passos Coelho parece acreditar que não é preciso fazer mais do que dizer que "isto está a correr mal e vai correr pior" para que os eleitores percebam o "erro" que cometeram.

Mas não chega. O ex-primeiro-ministro, agora com a camisa de líder da oposição, foi a Quarteira fazer basicamente um discurso de crítica ao Governo, em que supostamente também teria uma parte de atitude construtiva, que passou basicamente pelo anúncio de um convenção nacional no início do próximo ano para ouvir toda a gente sobre como quebrar o ciclo de pobreza.

Mesmo na crítica, Passos ficou pela moderação. Acusou o executivo de António Costa de "fingimento" e de ter uma atitude de "empurra com a barriga e logo se vê", mas não apontou os problemas que há para resolver, os grupos de trabalho nomeados em vez de decisões tomadas; disse que há uma "cultura política de compadrio", mas não nomeou o caso Galp; quis dizer que o exercício do poder volta a ter vícios como no tempo de José Sócrates, mas não disse.

E disse, isso sim, que a "troika governativa" está politicamente e socialmente esgotada, que só lhe resta o conflito com os credores, com as instituições europeias e com os investidores, mas também admitiu que pode durar toda a legislatura. Esse parece ser também o problema de Pedro Passos Coelho: estar politicamente esgotado, mas permanecer no poder social-democrata toda a legislatura.

E, por enquanto, não há conflito que o possa revitalizar e reavivar um PSD que não se levantou no Calçadão de Quarteira, nem teve o seu momento de arranque para o combate autárquico que parece ansiar e, ao mesmo tempo, temer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Reis
    16 ago, 2016 Coimbra 08:36
    Um menino mimado foi à praia e a mamã não lhe comprou a bola de Berlim, resultado: deu nisto !!!
  • Miguel Botelho
    15 ago, 2016 Lisboa 20:07
    A Eunice Lourenço deve reclamar à Renascença a publicação do seu artigo, pois ele aparece cortado no fim. As suas críticas envergonhadas e educadas a Pedro Passos Coelho deviam conter mais força. Porque não chamar a Passos Coelho de mentiroso, o que sempre foi? Porque não mostrar a verdade e denotar a sua política no governo em relação à cultura, que foi praticamente nula? Porque não demonstrar a sua hipocrisia, ao meter o cravo vermelho na lapela no dia do 25 de Abril? Porque não relembrar o dia em que se riu às gargalhadas, quando um opositor desempregado era retirado da Assembleia da República? Na verdade, vocês analistas, estão proibidos de mostrar mais força nas críticas a Passos Coelho, isto porque a comunicação social em peso (inclusive a Renascença) está do seu lado. Na verdade, querem que esta erva daninha volte ao poder e prossiga o caos e a desgraça que estava a impor ao país.
  • zeca
    15 ago, 2016 SETÚBAL 14:36
    Nem mereces um coment!!!
  • Norberto Pedroso
    15 ago, 2016 Lisboa 14:31
    É interessante «apreciar» o discurso de tantos auto-denominados comentadores, politólogos e outros tipos de «génios» da comunicação escrita e falada a tentarem enquanto é tempo «eliminar» o político, que se fosse socialista estaria «inteligentemente» à espera que o adversário se enterrasse sozinho mas que por não o ser é culpado de não apresentar «soluções» e portanto de estar «politicamente esgotado»!!! Infelizmente o tempo joga a favor dele e não dos génios, bastava-lhe até ir assobiando para o lado o que por acaso até nem anda a fazer, como ontem quem quis ouvir, ouviu e quem foi capaz de perceber, percebeu. O resto é caravana a passar e ...