Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A Volta voltou

28 jul, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Servido porta à porta, o ciclismo é capaz de arrastar multidões ao longo de quilómetros, quer chova ou faça sol, proporcionando finais de etapas a que multidões incontáveis dão sempre um brilho incomparável.

A mais popular competição do ciclismo nacional regressou ontem para a realização da 78ª edição.

Como sempre, as estradas portuguesas vão encher-se de adeptos para manifestar apoio permanente aos heróis do sofrimento e da abnegação.

A prova deste ano tem uma particularidade muito especial e que nos transporta a anos passados em que o ciclismo reunia à sua volta paixões intensas vividas em todos os pontos do país.

É o regresso de dois clubes, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto que, embora em moldes diferentes de outros tempos, trazem à Volta características muito especiais.

Servido porta à porta, o ciclismo é capaz de arrastar multidões ao longo de quilómetros, quer chova ou faça sol, proporcionando finais de etapas a que multidões incontáveis dão sempre um brilho incomparável.

Curiosamente, e para começar, as camisolas azuis e brancas arrancam na frente, mercê da vitória ontem alcançada num prólogo curto, em Oliveira de Azeméis, pelo atleta Rafael Reis, da W52-FCPorto, o primeiro camisola amarela da longa corrida.

Como especiais particularidades da Volta a Portugal, a não inclusão da Serra da Estrela, um ponto histórico de sempre e, mais uma vez, a não abrangência de todo o mapa continental.

Num percurso de 1.618,7 quilómetros que vão preencher 11 dias, a Volta atinge em Alcácer do Sal o ponto mais a sul do país.

Mesmo com o futebol a mostrar-se já por aí em diversas cidades, a verdade é que o ciclismo adquire neste tempo o estatuto de rei da festa.

E os heróis da estrada vão por certo proporcionar-nos momentos de enorme prazer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Ferreira
    31 jul, 2016 Loulé 19:52
    Amigo e Sr Ribeiro Cristovão,a volta continua a ser uma grande festa por onde passa,infelizmente por estas bandas algarvias não há volta.....saudades,assim como o povo de Loulé e não só tem saudades de quando a RR era a rádio oficial da volta em que o meu Amigo era o grande chefe e nunca perdia uma volta.....Resta a saudade porque a volta continua...Um grande abraço.