Tempo
|
Luís Cabral
Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

O Euro visto de fora da Europa

25 jul, 2016 • Opinião de Luís Cabral


Não tive a sorte de estar em Portugal durante os dias finais do Euro 2016; deve ter sido excitante. Posso, isso sim, dar uma ideia do que é "viver" à distância este torneio histórico para Portugal.

Os meios de comunicação dos Estados Unidos deram relativamente pouca importância ao Euro. Houve chamadas na primeira página, mas não manchetes de primeira página. Em parte, isto deve-se ao facto de, nos Estados Unidos, o futebol continuar como desporto para praticar mas não como espectáculo. Todos os miúdos (rapazes e raparigas) dos 6 aos 12 anos assumem o "soccer" como desporto principal; mas depois, quando é mais "a sério", passam para o basquete ou para o beisebol ou para o futebol americano (os três principais desportos de um ponto de vista de audiência televisiva).

Por outro lado, o facto de os Estados Unidos não terem muito a ganhar ou perder no Euro justifica algum desinteresse. Aliás, devo dizer que mesmo a Copa América, que este ano foi organizada pelos Estados Unidos, também passou relativamente despercebida. Tivessem os americanos chegado à final, teria sido diferente.

Finalmente, o interesse pelo fenómeno desportivo, especialmente quando não se tem um partido bem definido, prende-se mais com as "histórias" interessantes à volta dos torneios, não o torneio em si. Não tenho estatísticas concretas, creio que este ano os americanos mostraram mais interesse pela equipa da Islândia do que por todas as outras equipas juntas. Todos nós gostamos de histórias do tipo "David e Golias" ou "Cinderela", e a Islândia é um dos melhores exemplos que se têm visto.

Assim, para quem tenha andado pelas ruas de Nova Iorque nas últimas semanas, os sinais do Euro terão sido escassos. No entanto, esta aparente "calma" é algo enganadora: a única generalização possível para os Estados Unidos é que não se pode generalizar. Por exemplo, entrando num dos "pubs" de Nova Iorque durante estes dias é como ser transportado para outro mundo. As imagens e as pessoas, as conversas e os gritos – é como se estivéssemos em Dublin ou Londres.

Finalmente, não me lembro de ter recebido tantas mensagens de parabéns como nesta semana – na sua maioria de pessoas que nem imaginava soubessem o que é o futebol, muito menos o Euro. Soube bem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Marques
    26 jul, 2016 Virginia, Estados Unidos 18:33
    Artigo interessante sobre o interesse pelo futebol nos Estados Unidos onde vivo desde 1967. Eu próprio joguei um pouco na equipa universitária onde estudei e fui treinador voluntario de equipes juvenis quando o meu filho e filha eram crianças. Tenho observado que o interesse pelo futebol tem aumentado muito e em certas cidades com numerosos imigrantes da América Latina já é um desporto económicamente muito importante. Contudo, fora das zonas com imigrantes lusitanos, o futebol português é pouco conhecido (à exceção do CR7 . . .).