Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Fala quem sabe

25 jul, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Na sua análise ao comportamento dos comandados de Fernando Santos, José Mourinho fez questão de contrariar sobretudo uma posição assumida por diversos analistas ao longo da grande competição europeia: “jogar à defesa é uma coisa, defender bem é outra coisa completamente diferente.”

José Mourinho, um treinador sobre cuja qualidade ninguém terá dúvidas, fez ontem declarações curiosas numa longa entrevista ao canal televisivo SIC.

Das várias ideias extraídas das suas palavras, uma assume aspectos particularmente importantes, sobretudo depois de termos andado semanas a fio a ouvir queixas, vindas de vários quadrantes, sobre a qualidade do futebol exibido pela selecção portuguesa no decorrer do último Campeonato da Europa, do qual Portugal saiu vencedor.

Na sua análise ao comportamento dos comandados de Fernando Santos, José Mourinho fez questão de contrariar sobretudo uma posição assumida por diversos analistas ao longo da grande competição europeia: “jogar à defesa é uma coisa, defender bem é outra coisa completamente diferente.”

Ora aí está. Da boca de quem sabe, e que já passou por situações muito semelhantes (basta recordar o futebol praticado pelo “seu” Inter de Milão, campeão europeu), eis uma declaração forte vinda de um “expert” sobre cuja competência ninguém terá dúvidas.

Para o actual técnico do Manchester United, o sucesso da selecção portuguesa, ao ganhar um campeonato para o qual não partiu como favorita, assentou fundamentalmente na estabilidade emocional que Fernando Santos conseguiu, colocando à volta dos seus jogadores uma couraça intransponível.

Palavras oportunas de Mourinho, que agora vai iniciar um novo período na sua carreira, possivelmente o de maior exigência que viveu até aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Justo
    26 jul, 2016 Montreal 02:27
    Esse ditado GANHA FAMA E DEITA-TE NA CAMA é tipicamente Portugues e aos portugueses se aplica. Nao creio nem um momento que os portugueses no estrangeiro estejam protegidos por tal ditado. Claro que se pode gostar ou nao do Mourinho, mas dizer mal dele prifissionalmente ou é inveja ou estupidez porque dizer que NINGUEM TEM DUVIDAS é a coisa mais estupida que se pode escrever. É como se este sr. EU fosse o unico no mundo a conhecer a VERDADE. PRESUNCAO E AGUA BENTA...
  • EU
    25 jul, 2016 daqui 16:17
    Em primeiro; em relação à qualidade de José Mourinho... ninguém tem dúvidas de que ele não presta! Em segundo; as palavras de Mourinho não valem nada, porque depois das coisas acontecerem... qualquer um sabe. Já dizia o nosso antigo génio João Pinto "prognósticos só no fim do jogo!" O que fez o mourinho foi a mesma coisa, veio dizer aquilo que já muitos diziam, com a diferença de que agora já ninguém pode contestar. Enfim, um treinador que sai pela porta dos fundos é e sempre será um treinador de 2ª categoria. O mourinho é um daqueles fenómenos "ganha a fama e deita-te na cama"!