Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Hillary e Trump

25 jul, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Trump é impulsivo, mentiroso, narcisista, arrogante, grosseiro, populista, explorando a insatisfação da classe média branca americana

Hillary Clinton será esta semana designada candidata presidencial do Partido Democrático. Não inspira grande confiança, dizem as sondagens. Mulher de Bill Clinton, passou oito anos na Casa Branca; depois foi senadora e Secretária de Estado de Obama - sempre esteve na política. Mas no último cargo revelou uma negligência inaceitável ao usar o seu e-mail privado para mensagens confidenciais.

Apesar disso, é vital que ela impeça que Donald Trump seja Presidente dos EUA. Homem de negócios de reputação duvidosa, com várias falências no seu currículo, Trump é impulsivo, mentiroso, narcisista, arrogante, grosseiro, populista, explorando a insatisfação da classe média branca americana. Trump faz campanha pela negativa, insultando os adversários. E quando tenta ir pela positiva, é de um simplismo confrangedor – como, por exemplo, obrigar o México a construir, e a pagar, um muro ao longo da fronteira com os EUA. Trump defende o isolacionismo do seu país (pondo em risco a NATO) e um protecionismo incompatível com a economia global em que vivemos.

Ter este homem a comandar o poderio militar americano, incluindo o nuclear, seria um perigo para os EUA e para o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    25 jul, 2016 Santarém 22:34
    Pois parece-me que os USA estão mal servidos de candidatos e um país tão grande com eleições primárias não conseguiram melhor do que isto; quanto a mim Hllary é fraquinha e controversa não inspira grande confiança certamente a muitos americanos, será mais aquele tipo de verbo de encher, quanto ao Trump é polémico sem duvida e duvidoso para muitos mas vai ao encontro de outros que desejam certamente ver uma América mais segura e mais fechada à entrada de não importa quem, como o mundo ocidental está a sofrer dia a dia as consequências desta liberdade e irresponsabilidade risca de as coisas lhe correrem de feição para os seus objetivos.
  • Antonio Reis
    25 jul, 2016 Paço de Arcos 17:37
    Eu não faço juízos de valor sobre políticos estranhos á UE e com tanto para corrigir dentro de portas acho que os costas os paços às catarinas os otávios e outros aldrabões da nossa praça fica mal criticar os de fora e andar a comer a mão aos cá de dentro porque lhe dá geito e defende os seus interesses .
  • Nuno
    25 jul, 2016 Lisboa 12:32
    O Sr. Sarsfield Cabral vai ter de engolir o sapo de ver o Trump ganhar. E se reclamar muito, ganha em 2020 outra vez.
  • rfm
    25 jul, 2016 Coimbra 10:18
    Caro Dr. Francisco Sarsfield Cabral, o problema não é o Trump, o Senhor sabe bem, que este (o apoio que tem) é fruto do ultraliberalismo, Quando nos EUA, se tenta combater este populismo por cá, na europa temos outros Trumps ou ainda piores e uma des/U.E. que não para de, direta ou indiretamente, os incentivar. Uma des/U.E humilhada com o Brexit, fraca com os fortes e forte com os pequenos, presunçosa, apostada no abandono dos valores europeus e numa nova religião que é o dinheiro, obrigado todos a adorar o Deus mercado (desregulado e especulativo). As preocupações na Europa com o Trump não seria exageradas em caso normal, sendo-o na medida que aqui na Europa vamos tendo a evolução de muitos Trunps, desde logo já ganharam no Reino "Unido ...?" mas claro os grandes problemas da U.E. são os 0,2% a mais no deficit de Portugal e a autonomia (abertura) de outros pequenos parceiros.