Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Sem entusiasmo

22 jul, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Para além de tecnicamente ter revelado insuficiências gritantes em quase dois anos como treinador dos portistas, Julen Lopetegui deixou à vista insuficiências várias no capítulo de relações humanas.

A Federação Espanhola de Futebol anunciou ontem o nome do novo seleccionador nacional no preenchimento da vaga deixada pela saída de Vicente del Bosque.

E a surpresa atingiu o limite quando foi revelado o nome de Julen Lopetegui, que, entretanto, vinha mantendo conversações com o Wolverhampton com vista à concretização de um projecto ambicioso para aquele clube inglês.

O país desportivo (espanhol, claro) recebeu sem entusiasmo, com alguma indiferença, até, a novidade que lhe chegou da boca do próprio presidente da Real Federação.

Para muitos, este poderá mesmo ter sido o último presente envenenado que Angel Villar oferece ao futebol do seu país, uma vez que passa a ser candidato a líder da UEFA, o que, em caso de eleição, determinará o abandono do cargo que exerce há 28 anos.

Os jornais desportivos espanhóis refletiam ontem esse défice de entusiasmo.

Porém, alguns, na tentativa de dourar a pílula o melhor possível, chegaram ao ponto de, numa abordagem ao currículo de Lopetegui, fazerem referências altamente elogiosas ao trabalho desenvolvido no F.C.Porto por aquele seu antigo treinador.

Para além de tecnicamente ter revelado insuficiências gritantes em quase dois anos como treinador dos portistas, Julen Lopetegui deixou à vista insuficiências várias no capítulo de relações humanas. O caso de Quaresma, a quem abriu a porta de saída do Dragão de forma nunca esclarecida, é um dos que ajudam à construção desta ideia.

O facto de Lopetegui ter ganho como seleccionador alguns títulos nos escalões jovens não lhe confere credibilidade suficiente para se tornar responsável por uma selecção que tem um currículo invejável e que, após um Mundial e um Europeu fracassados, tem necessidade de voltar aos seus melhores tempos.

Depois de ter andado às voltas nos tribunais com o F.C.Porto, soam demasiado a falso, e por isso não devem ser levadas a sério, declarações que o treinador basco proferiu ontem.

Porém, com a contratação anunciada ontem os responsáveis portistas livraram-se pelo menos de mais um empecilho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.