Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Melhor opção?

21 jul, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A corrida à cadeira maior da UEFA entra hoje em andamento.

No dia 14 de Setembro próximo, em Atenas, será escolhido o novo presidente da UEFA.

Esta eleição resulta, como todos recordamos, do afastamento de Michel Platini daquele cargo, depois do escândalo desencadeado pelo recebimento de propinas que lhe foram atribuídas pelo também antigo presidente da FIFA, igualmente atingido pela purga que invadiu o futebol internacional na tentativa de o regenerar e permitir-lhe um futuro limpo e sem mácula.

Neste momento existem três candidatos, disponíveis para irem a votos daqui por dois meses: Michael van Praag, Aleksander Ceferin e Angel Villar.

Vamos por partes:

Van Praag, de 68 anos, é presidente da federação da Holanda desde 2008 e também vice-presidente da UEFA. No ano passado, chegou a anunciar a intenção de se candidatar ao lugar deixado vago por Joseph Blatter, mas acabou numa desistência que acabou por não surpreender.

Ceferin, de 48 anos, exerce o cargo de presidente da federação da Eslovénia e afirma contar já com o apoio de 18 federações, entre as quais a da Rússia e da Itália. A seu crédito conta o facto de não ter exercido até hoje qualquer cargo nas estruturas da UEFA.

Angel Villar, de 66 anos, é presidente da federação espanhola há 28 anos e ocupa actualmente o lugar de presidente interino da UEFA, desempenhando também funções de presidente do comité de arbitragem, onde tem sido alvo de alguma contestação.

Tratando-se de um elemento da “velha guarda”, parte da qual está já sob detenção e a ser investigada pelo FBI, terá certamente alguma dificuldade em convencer o colégio eleitoral da benignidade da sua proposta.

Terminado ontem o prazo para a subscrição de candidaturas constata-se que Fernando Gomes não faz parte da lista final, por ter optado continuar à frente dos destinos da nossa federação, e ainda bem que o fez.

A corrida à cadeira maior da UEFA entra hoje em andamento.

Veremos como irá decorrer a campanha eleitoral, na presunção de que não vai haver muita roupa suja para lavar.

Essa, já Platini tratou certamente de mandar para a lavandaria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Bernardo
    21 jul, 2016 Amadora 13:09
    No final do jogo Sevilha - Benfica, o candidato Angel Vilar "presenteou" o árbitro da partida com o polegar para cima. Estranho é continuarem os mesmos em funções para "presentear" nova final Sevilha - Liverpool.