Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (03/07/16) - Testemunhos de fé

Princípio e Fim

Testemunhos de fé

03 jul, 2016 • Ângela Roque


O arcebispo de Évora vai ficar na diocese por mais um ano. A confirmação foi dada neste dia em que assinalou os 50 anos de ordenação como padre, uma data que nos levou esta semana à conversa com D. José Alves. No programa deste Domingo falámos também das “Famílias de Caná”, que a diocese de Aveiro reconheceu como “movimento eclesial de espiritualidade familiar”, e antecipámos as Jornadas Hospitaleiras de Pastoral da Saúde, que na próxima semana vão reflectir sobre a “Evangelização no mundo do sofrimento psíquico”.

Nunca pensou que viria a ser bispo, mas já passou por 3 dioceses. D. José Alves entregou o pedido de resignação quando fez 75 anos, em Abril, mas o Papa decidiu que ficará em Évora por mais um ano. O anúncio foi feito pelo próprio arcebispo este Domingo, na cerimónia que assinalou os seus 50 anos de ordenação sacerdotal. No “Princípio e Fim” resumimos a entrevista onde fala sobre o seu percurso vocacional, preocupações e alegrias, e sobre os desafios do actual do Papa aos cristãos e à Igreja.

Chama-se “Famílias de Caná” e foi reconhecido pelo Bispo de Aveiro como um Movimento Diocesano. A decisão foi formalizada este Domingo, no santuário de Maria Auxiliadora, em Mogofores, com uma eucaristia celebrada por D. António Moiteiro. Foi também apresentado o novo site www.familiasdecana.pt. Teresa Power, a grande impulsionadora deste movimento, falou-nos sobre a importância deste reconhecimento.

A “Evangelização no mundo do sofrimento psíquico” é o tema das Jornadas Hospitaleiras de Pastoral da Saúde, que vão decorrer na próxima quarta-feira na Casa de Saúde da Idanha, em Belas. Conversámos com a irmã Paula Carneiro, Conselheira Provincial das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, sobre esta iniciativa que se destina a quem trabalha na área (capelães e assistentes espirituais de hospitais, visitadores, estudantes e técnicos de saúde), mas também ao público em geral que tenha interesse em aprofundar a reflexão sobre a importância do apoio espiritual que é dado aos doentes.

Em destaque no programa esteve, também, o projecto “Minuto azul”, pensado para chamar a atenção para os desequilíbrios alimentares. A investigadora Isabel Santiago, da Faculdade de Medicina de Lisboa, é a dinamizadora da ideia que vai ganhar forma em Viseu e em Maputo, e espera conseguir o apoio já pedido ao Papa Francisco.

O Papa rezou este Domingo pelas vítimas dos mais recentes ataques terroristas no Bangladesh e no Iraque. Foi durante a oração do Angelus, na praça de S. Pedro, em Roma.

Uma das vítimas do autoproclamado “Estado Islâmico”, o arqueólogo sírio Khaled al-Asaad (assassinado o ano passado, em Palmira), foi distinguido, a título póstumo, com o Prémio Internacional “Terras sem Sombra”, na categoria ‘Património Cultural’. O Prémio foi entregue sábado, em Sines, no encerramento do conhecido Festival de música sacra do Baixo Alentejo,organizado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Receberam-no dois jovens sírios que estudam arqueologia em Lisboa e Coimbra.

Em Lisboa está a decorrer o “Arroios Film Festival”. Reza Hajipur, realizador iraniano e director deste Festival, falou-nos desta iniciativa da Junta de Freguesia de Arroios, uma das mais multiculturais de Lisboa, e que pretende alertar para a problemática da inclusão.

Na crónica desta semana Catarina Martins Bettencourt, da Ajuda à Igreja que Sofre, relembrou a campanha internacional “Seja a Misericórdia de Deus”, lançada há dias pela AIS, na sequência do apelo do Papa para que sejam feitas obras de misericórdia em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.