Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Portugal allez!

01 jul, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Foi uma vitória a penaltis? E depois? Não vale o mesmo que as demais?

O Campeonato da Europa avança e Portugal teima em se manter em França, aproximando-se cada vez da meta traçada pelo seleccionador nacional.

Fernando Santos partiu com um projecto bem definido e, de resto, anunciado "urbi et orbi": confirmar a sua candidatura ao título sem, no entanto, se proclamar favorito.

Depois de cinco jogos (ficam a faltar apenas dois), durante os quais a nossa selecção não conseguiu exibir o futebol que muitos exigiam, eis-nos nas meias-finais, mesmo tendo empatado quatro desses desafios, o último dos quais ontem à noite, no Velódromo de Marselha, onde, no ano distante de 1984, tudo nos correu ao contrário.

Depois de ter ultrapassado a difícil Croácia, em circunstâncias que todos temos ainda muitas frescas na memória, a Polónia não se nos apresentava como um adversário fácil de ultrapassar.

Isso ficou, aliás, bem expresso depois dos 120 minutos da última noite, em que tudo começou por nos correr mal, mas acabou fechando bem.

Foi uma vitória a penaltis? E depois? Não vale o mesmo que as demais?

Para os críticos de Fernando Santos, há cada vez menos pasto para deitar às chamas, e as suas opções são cada vez menos motivo de discussão.

Agora, ficamos à espera da Bélgica ou do País de Gales. Logo à noite se saberá. Depois, até quarta-feira, o sonho continua.

E, como dizia o poeta, o sonho comanda a vida…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Ferrer Antunes
    02 jul, 2016 Lisboa 23:55
    Tenho pouca paciência para tanta crítica à nossa Selecção e a Fernando Santos. A realidade objectiva é esta: Portugal está nas meias-finais, a par, nada mais nada menos do que da Alemanha e do surpreendente País de Gales. Selecções como as de Inglaterra, Espanha, Itália já ficaram pelo caminho. A Holanda, desta vez, nem sequer cá esteve. Nós, pequeninos e apesar do nosso jogo calmo, calminho, chegámos onde estes últimos não chegaram. O miúdo (Renato Sanches) é uma "bomba". De tal maneira que o Bayern München já está a delirar com ele! Portanto, ... queixa-mo-nos de quê?! E já agora, seria muito engraçado ver amanhã a arrogante França (que tão amiga é de nos enxovalhar) a levar uma pedagógica tareia dos Vikings da Islândia. Fazia-lhes bem. Baixava-lhes a soberba!
  • VALDEMAR MARTINS
    02 jul, 2016 VILA NOVA DE GAIA 17:33
    EU NÃO CONCORDO COM O SENHOR RIBEIRO CRISTOVÃO. PORTUGAL TEM SIDO UMA EQUIPA DE EMPATAS. NUNCA GANHOU NENHUM JOGO NO TEMPO REGULAMENTAR. O JOGO COM A CROÁCIA MAIS PARECIA UM ENCONTRO ENTRE SOLTEIROS E CASADOS. ISTO NÃO É FUTEBOL !
  • Rui Silva
    02 jul, 2016 Montreal 15:43
    Estou fora de Portugal ha mais de 40 anos. Mas antes de vir para o Canada passei por varios paises Europeua, e mais tarde por alguns paises da America do Sul e Central. Nao esqueci a lingua Portuguesa mas confesso que hoje tenho certas dificuldades. Por isso peço desculpa. Esta introduçao serve apenas como corolario ao que se segue. Estamos no seculo XXI. A Lua esta ali a mao e ja por la andaram humanos. Todos os planetas ja foram visitados por engenhos construidos pelo homem, alguns andaram por Marte e outros mandaram fotos. Quer dizer que saimos da aldeia, passamos pelas vilas, conhecemos as cidades, enfim, os continentes, os oceanos, saimos do planeta Terra e estamos a porta do Universo. Deus meu, e nesta altura aparece gente que escreve: "E TRISTE QUANDO UM INDEVIDO SE DIZ SPORTINGUISTA E COMO NÃO ARRANJOU TACHO NO SPORTING NÃO NÃO ME ADEMIRA ENDAVA EM ANGOLA A ENGARRAFAR GARRAFAS VEIO PARA PORTUGAL COMO JORNALISTA E ASSIM VAI O NOSSO PAIS" Conheço o jornalista em causa ha quase 60 anos. Ha quase 60 anos que somos amigos. Andamos ambos por Africa, nos nossos 20 anos, a defender os interesses de PORTUGAL e depois disso forçamo-nos a singrar na vida. Nem sempre foi facil, mas la conseguimos. Apenas para terminar pergunto: Em que intestino "ENDAVA" este microbio? No Canada um Portugues deste genero fez queixa de mim as finanças. Fui chamado, tudo se esclareceu. O funcionario disse: Ha muitos estrangeiros no Canada mas estas queixas sao tipicas apenas entre portugueses.
  • artur pinto
    02 jul, 2016 vila real 14:02
    e triste quando um indevido se diz sportinguista e como não arranjou tacho no sporting não não me ademira endava em angola a engarrafar garrafas veio para Portugal como jornalista e assim vai o nosso pais
  • Silvino Dias Ruivo
    01 jul, 2016 Lisboa 09:31
    Caro Ribeiro Cristóvão: há que ser honesto intelectualmente! A diminuição das críticas a Fernando Santos deve-se ao facto de ele passar a escolher os melhores, como reclamavam os "treinadores de bancada" nas redes sociais: Cédric em vez de Vieirinha e o meio campo do Sporting, reforçado com Renato. Tão simples como isto! Ao contrário dos jornalistas franceses, não li os jornalistas desportivos portugueses, que é suposto estarem mais bem preparados que os "treinadores de bancada", a defenderem o óbvio. ( estou em Paris desde o início do Euro). Portugal allez!