Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os limites do esquerdismo

28 jun, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Contra todas as previsões e sondagens (incluindo as realizadas à boca das urnas), o Podemos foi o grande derrotado das eleições em Espanha.

Parece que os representantes do Syriza foram apupados na Convenção do Bloco de Esquerda. De facto, tem sido absurda a errática conduta deste partido grego, que era de extrema-esquerda e agora lidera o governo de Atenas na aplicação da austeridade exigida pelos credores externos.

Mas se a Convenção do Bloco tivesse terminado 12 horas depois, no Domingo, os representantes do Podemos talvez não tivessem sido aplaudidos.

Contra todas as previsões e sondagens (incluindo as realizadas à boca das urnas), o Podemos foi o grande derrotado das eleições em Espanha. Apesar de se ter apresentado em conjunto com a Esquerda Unida (ex-partido comunista), o Podemos perdeu cerca de um milhão de votos, comparando com a votação de Dezembro. Assim, o PSOE (socialista) continua a ser o principal partido da esquerda em Espanha, não obstante ter obtido o seu pior resultado eleitoral de sempre.

Os eleitores espanhóis perceberam quanto é difícil uma força de extrema-esquerda, como o Podemos, passar de partido de protesto a partido de governo. Os limites do esquerdismo merecem a atenção do Bloco de Esquerda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    28 jun, 2016 Portugal 09:45
    A estratégia do líder do podemos falhou mas o líder não se demitiu. Mostra que não tem carácter. Por cá também há gente assim, chama-se antonio costa. Talvez pior, o bloco a quem costa chamou bando decidiu apoiar o governo de costa. Tudo gente sem carácter. Como pode este País ir mais longe com gente assim...