Emissão Renascença | Ouvir Online
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (19/06/16) - Papa desafia que sejam feitas mais obras de misericórdia

Papa desafia que sejam feitas mais obras de misericórdia

19 jun, 2016 • Ana Lisboa


O apelo de Francisco foi feito à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre que decidiu, assim, lançar uma campanha internacional intitulada “Seja a Misericórdia de Deus”. No vídeo de quase três minutos, o Santo Padre afirma a urgência das obras de misericórdia, alegando que todos nós “precisamos da misericórdia de Deus, mas também precisamos da misericórdia uns dos outros”.

O destaque deste “Princípio e Fim” foi a campanha internacional apresentada na última semana pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. A ideia surgiu depois de o Papa ter lançado um apelo à AIS a pedir que fossem feitas obras de misericórdia em todo o mundo. O Santo Padre foi até o primeiro benfeitor desta campanha de angariação de fundos: contribuiu com um donativo pessoal para uma clínica no Iraque que apoia refugiados de todas as religiões.

Na próxima semana o Papa vai à Arménia. Será a partir de sexta-feira e até domingo. É uma viagem a convite do Patriarca dos Arménios e líder espiritual de seis milhões de cristãos. Um dos pontos altos é a visita ao memorial do genocídio para lembrar o massacre de cristãos arménios pelo Império Otomano, a actual Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial. A vaticanista Aura Miguel veio ao “Princípio e Fim” falar da importância de que se reveste mais esta viagem do Papa, desta vez a um país do Cáucaso.

E o Papa apelou este domingo ao acolhimento dos refugiados e à construção da paz. Uma mensagem feita durante a Oração do Ângelus, em que Francisco se associou à celebração do Dia Mundial do Refugiado que se assinala amanhã, segunda-feira. Recorde-se, que o Papa já classificou esta crise de refugiados na Europa como a "pior catástrofe humanitária desde a II Guerra Mundial".

A Igreja de Santo António, em Lisboa, vai ter um novo queimador de velas. O espaço será igualmente requalificado na sequência destas obras que decorrem ao abrigo do Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa. Fomos saber mais com o Frei Sales Diniz.

Demos conta ainda do livro “O padre das prisões - Ensaio sobre a vida do padre João Gonçalves”, lançado na última semana da Feira de Livro de Aveiro. A jornalista Ângela Roque conversou com a Inês Leitão, que escreveu o livro, depois de ter feito um documentário sobre o coordenador nacional da Pastoral Penitenciária que, disse, ensina a ver “Cristo em cada preso”.

Acompanhámos um espectáculo de teatro cujas receitas revertem para a Comunidade Vida e Paz que apoia os sem-abrigo. “A Diferença de Ser Igual” é o nome desta peça que a companhia Arte em Palco está a apresentar e que retrata a realidade dos sem-abrigo na cidade de Lisboa. A representação do próximo sábado, dia 25, terá um cariz solidário e as receitas revertem a favor do trabalho desenvolvido por esta instituição. A jornalista Filomena Barros foi assistir à peça.

No âmbito do Jubileu da Misericórdia, demos-lhe conta do Primeiro Encontro de Cuidadores promovido pela Diocese do Porto que decorreu este domingo no Seminário de Vilar. O que se pretendia era apoiar espiritual e psicologicamente todos aqueles que se dedicam a cuidar dos que sofrem. O jornalista Henrique Cunha falou com a directora do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

A crónica teve a assinatura, esta semana, da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.