Tempo
|

A+ / A-
Som de Bola 6 (Euro 2016) - Super-estrelas da música loucas por futebol

Histórias de Música e Futebol

Excêntricos, famosos e loucos por futebol


Um tem uma carreira de cinco décadas e já vendeu mais de 300 milhões de discos. Outro tem uma carreira de cinco décadas e vendeu mais ou menos o mesmo, ou pouco menos. São amigos da bola e amigos na bola. Elton John e Rod Stewart. Ou deveríamos dizer Phylis e Sharon?

Clique em cima para ouvir o programa e depois ouça na íntegra as músicas de que falamos



Um dia, ele decidiu comprar o clube de futebol do seu coração. Pouco depois de lançar "Rocket Man" (1972), Elton John tornou-se accionista maioritário do Watford Football Club.

E já que o clube lhe pertencia, não deve ter sido difícil pôr o plantel dos "hornets" a fazer coros em "Big Dipper" (e outras músicas) no disco "Single Man" (1978).

Elton John actua no Porto, no festival Marés Vivas, a 14 de Julho.

E o amigo de sempre, Rod Stewart, é a voz que dá charme a uma das melhores músicas de 2015 para a revista Rolling Stone.

Mas é lá atrás, em 1977, que lança "You're in My Heart", música em que compara uma das suas namoradas, a quem dedica a música, aos clubes que adora: Celtic (que o fez chorar quando ganhou ao Barcelona e ficar muito aborrecido quando perdeu com o FC Porto para a Champions) e Manchester United.

Já em 2015, no seu último álbum, dedica "We Can Win" aos fãs do Celtic de Glasgow, clube que já treinou no jardim da sua mansão, onde agora planeia construir um campo de seis milhões de euros.

Mas nenhuma bate, em ritmo e referências futebolísticas, uma das músicas que gravou para a selecção escocesa em 1978, "Ole Ola".

Rod Stewart passa pelo Meo Arena a 6 de Julho, praticamente uma semana antes do amigo Elton chegar a Portugal.

Rod Stewart e Elton John partilham a obsessão por futebol e até vêm jogos juntos.

Na autobiografia de Rod, de 2012, em que o cantor desmonta uma série de mitos que assume ter ajudado a criar (um deles relacionado com o futebol), conta que os dois se tratam por Phyllis e Sharon, ou simplesmente "dear" ("querido/a").

E - esta é uma história idílica para quem gosta de música - foi com Elton, e com o também amigo Freddy Mercury, que Rod Stewart quis formar um super-grupo. O plano era baptizá-lo “Nariz, Dentes e Cabelo”, a lembrar os atributos de cada cantor, que se apresentariam vestidos ao estilo "Beverley Sisters". Senão brilhante, teria sido pelo menos divertido.



"Som de Bola", por Maria João Cunha (jornalista) e Paulo Teixeira (sonorização). Arquivo Renascença: Ana Isabel Almeida

Proponha uma música, sugira uma correcção (utilize a caixa de comentários abaixo)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.