Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Luto no futebol

05 mai, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Foi um dos bons juízes da sua geração, tendo continuado ligado à arbitragem depois de, em 2008, ter atingido o limite de idade, e quando a sua saúde já lhe começava a transmitir alguns sinais de preocupação.

Paulo Paraty nem sempre sentiu à sua volta a unanimidade do mundo do futebol. Nem podia, aliás, ser de maneira diferente.

Foi árbitro e, por isso, quase sempre com o foco apontado às decisões que ia tomando jogo a jogo, as quais, naturalmente tinham apoiantes e detractores.

Partiu aos 53 anos de idade deixando naqueles que eram seus amigos um verdadeiro sentimento de ausência e de perda por uma vida tão bruscamente interrompida.

Paulo Paraty, filho de Armando Paraty, também ele árbitro de futebol, atingiu o topo da carreira quando, durante onze anos, ostentou as insígnias da FIFA.

Mercê dessa distinção foi chamado a dirigir jogos de grandes competições internacionais tendo, na nossa Liga principal recebido essa responsabilidade por 218 vezes.

Foi um dos bons juízes da sua geração, tendo continuado ligado à arbitragem depois de, em 2008, ter atingido o limite de idade, e quando a sua saúde já lhe começava a transmitir alguns sinais de preocupação.

Não faltarão agora, e como sempre em circunstâncias como esta, algumas carpideiras e, muito menos, aqueles que irão agitar o azorrague para assim tentar zurzir as suas memórias, o que não espanta neste mundo enviesado do futebol em que vivemos.

Por nós, que sempre respeitámos o seu trabalho, sem deixar de lhe apontar algumas vezes falhas naturais na função, curvamo-nos respeitosamente perante a sua memória.

Que descanse em paz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.