Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Apelo em tempo certo

04 mai, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Numa altura em que assistimos uma espécie de vale tudo para influenciar o resultado do campeonato, as palavras do presidente da Liga de Clubes vêm apelar a uma reflexão.

Com o campeonato a chegar ao fim, sucedem-se as escaramuças verbais vindas sobretudo do lado dos dois grandes protagonistas e únicos candidatos à vitória final.

Em ambos os casos há, claramente, uma intenção. A de se desestabilizarem mutuamente, tentando daí colher dividendos que possam vir a ter influência na classificação final.

Estamos num tempo do vale tudo, a marcar muito pela negativa a imagem do futebol português, sem que seja tido em conta o respeito que é devido a uma indústria que todos dizem defender, mas que atacam com inusitada frequência.

Trata-se de práticas que não são apenas de agora, mas que têm feito um lamentável percurso de muitos anos, sem que haja indícios de que alguma coisa possa mudar no sentido de tornar o futebol mais adulto e respeitador das regras.

Por isso, caiu bem o apelo ontem feito pelo presidente da Liga de Clubes, visando alertar todos os agentes que, nem pelo facto de estarmos a duas jornadas do fim do campeonato, com muita coisa por decidir, seja lícito enveredar por caminhos tortuosos.

“A palavra que quero deixar é de tranquilidade”, dizia Pedro Proença, para a seguir acrescentar, omitindo propositadamente os dirigentes: “Que se dê espaço ao que o nosso futebol tem de melhor, que são os técnicos, os atletas e os árbitros”.

Face a tantas acusações que andam no ar, o dirigente máximo do futebol profissional quis ainda acrescentar: “A actividade judicial fará o seu trabalho com independência e só esperamos que cheguem rapidamente a conclusões.”

Palavras certas no momento certo, que só se espera não caiam em saco roto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Lameiras
    04 mai, 2016 Lamego 11:27
    Sr. Ribeiro Cristóvão, com excepção do jogo em si, Portugal tem o futebol que merece. País rasca, futebol rasca! Acho que tanto a Liga como a FPT são os principais responsáveis por todo este clima que se está a viver desde há vários anos, mas com especial relevo este ano, por não punir severamente (ver Inglaterra por ex.) todos aqueles que desacreditam o futebol, em especial os seus dirigentes. Lastimável.
  • Manuel Vila Pouca
    04 mai, 2016 Matosinhos 10:50
    Ó Ti Tone, apelo em tempo certo? Só? Então o que tem sido dito, acusações que um clube ofereceu 350 mil euros a outro para pontuar na Luz, para além do apelo à contenção, não devia ser encaminhado para os orgãos disciplinares? E onde pára o presidente da FPF? Não me diga que desconhece o facto do F.C.Porto ter sido castigado por um comentário na Newsletter Dragões Diário?