Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Previsões previsíveis

04 mai, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A Comissão Europeia reviu em baixa as anteriores previsões sobre a economia portuguesa. Já se esperava.

O Presidente da República disse que não se pode “passar o dia-a-dia a comparar números e a fazer avaliações ou previsões”. E falou do que considerou ser um “desporto nacional”: “depois de em cada esquina ter havido um constitucionalista, agora em cada esquina há um constitucionalista/economista”.

A crítica é curiosa, vinda de um Presidente que todos os dias, várias vezes ao dia, comenta tudo e mais alguma coisa.

Correndo o risco de desagradar ao Presidente Marcelo, importa referir as últimas previsões económicas da Comissão Europeia, que aliás Marcelo já comentou... Como se esperava, são bem menos optimistas do que as previsões governamentais, tal como, aliás, são as previsões de várias entidades internacionais, como o FMI, e nacionais, como a UTAO, o Conselho de Finanças Públicas, a Universidade Católica, etc.

Sem surpresa, a Comissão reviu em baixa as suas anteriores previsões. Para o PIB aponta uma subida de apenas 1,5% este ano e de 1,7% em 2017. Além de prever que o défice público estrutural se irá deteriorar nos próximos anos, por falta de medidas de consolidação orçamental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    04 mai, 2016 Seixal 18:02
    O professor Marcelo Rebelo de Sousa, agora Presidente da República, adorado por toda a direitalha que o apoiou, a continuar assim, a tentar defender os interesses do país das entidades internacionais - para o Sr. Francisco “já comenta tudo e mais alguma coisa”- daqui por uns meses está a ser acusado de bloquista ou comunista. As voltas que a vida dá, não são os comentários que o senhor gostava de ouvir não é verdade?
  • Vitor Lopes
    04 mai, 2016 Lisboa 13:18
    Ó D. Lavínia tire o espelho da frente da geringonça, tem dúvidas do verdadeiro objetivo do BE e PCP? O quê que espera da EXTREMA ESQUERDA? Ainda acredita no Pai Natal?
  • lavinia
    04 mai, 2016 Covilhã 12:05
    Ó Snr. Pedro Andrade´, tire o espelho da frente da caranguejola, que o está a confundir! Ou não são eles que andam "à coca" de um deslize e a agoirar desgraças que nunca se confirmam, para depois se "elambuzarem" de novo?
  • lavinia
    04 mai, 2016 Covilhã 11:59
    O Snr. Pedro Andrade´, tire o espelho da frente da caranguejola, que o está a confundir!
  • Pedro Andrade
    04 mai, 2016 Braga 11:03
    Reina o autismo no governo. Ou talvez não, quando nos lembramos dos verdadeiros objectivos do BE e do PCP: instalar o caos necessário para tomarem conta disto.
  • alvaro quintana
    04 mai, 2016 Aveiro 10:44
    "...em cada esquina há um constitucionalista/economista”. Qual é mesmo o nível e a sua formação sr. cabral?
  • Domingos
    04 mai, 2016 Ancora 08:39
    Temos um Presidente comentador e parece iludido sem querer ver a realidade dura que está à porta!