Tempo
|

José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

Não se pode vencer sempre

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Querida amiga,


Quem é lutador sabe que se perdem sempre muitas batalhas. Assim, uma derrota não pode, nem deve, por si só – e por maior que seja – levar-nos a desistir. Pois quem se abandona, perde-se... e essa é a única derrota definitiva.


Saiba que, por vezes, fugir do inimigo é a decisão mais corajosa e sensata que deve tomar.
As batalhas num campo que o inimigo domina por completo são uma asneira. Assim, devemos esperar por um espaço e um tempo que sejam mais propícios. Quantos grandes males na nossa vida não teríamos evitado se não nos tivéssemos aproximado demasiado do inimigo?

É sábio evitar o mal, temendo-o... Esteja atenta! Mesmo quando tudo lhe parecer um paraíso... pense que as desgraças nunca se atrasam muito.

Aprenda. Com os sucessos e com os fracassos. Analise os detalhes possíveis, viva e revisite os momentos mais importantes. Não deixe que passe um único dia da sua vida sem dele retirar pelo menos uma lição. Um aperfeiçoamento. Quem quer saber o final de uma história deve tomar atenção ao seu começo... quase sempre ele está por lá escondido.

Lembre-se que deve lutar contra nada, mas sempre em favor de algum bem.

Confie na fé que lhe dá a mais humilde das confianças, a mesma que aquece e ilumina as profundidades do seu coração. Tendo sempre presente que essa sua luz não elimina os obstáculos, apenas lhe permite vê-los com mais detalhe e, assim, enfrentá-los melhor.

Das paixões, boas e más, aproveite apenas a força e siga na direção que a sabedoria lhe indicar, fazendo o que decidir, mas sempre de boa vontade... mesmo quando a vida lhe arrancar quase tudo... depois dessas noites frias e escuras, descanse o possível, erga-se, alimente-se e siga para onde houver amor. Lembre-se que esta vida é uma longa guerra onde se pode viver sem felicidade... mas nunca sem amor.
Confio em si.

Obrigado. Muito,




(Ilustração de Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nazaré
    09 mai, 2016 Álvaro 16:06
    Muitas vezes a felicidade está nas nossas mãos, sempre esteve e nós procuramo-la furiosamente. Quando afinal, bastava parar e sentir! A vida é uma luta constante, umas batalhas ganhamos outras perdemos, mas pelo amor que temos por nós próprios não podemos desistir. Temos que nos levantar, respirar e enfrentar a próxima batalha. que será apenas mais uma. Assim se nos amarmos, respeitarmos e nos escutarmos, será mais fácil termos estes sentimentos pelos outros e sentirmos que os têm por nós. Para mim é felicidade! Mestre, aquele beijo gigante!
  • Fátima Bordalo Caiad
    30 abr, 2016 Vale de Cambra 13:05
    Concordo inteiramente consigo pois não se deve desistir por uma pequena dificuldade, a luta pela conquista de um bem, entendido por nós, é sem dúvida a maior força da nossa interioridade. Não nos podemos perder porque isso sim, seria a derrota definitiva e não podemos dar alento a essa forma de estar temos de continuar nessa luta procurando sempre alcançar o bem, essa tal felicidade que nós interiorizamos e aceitamos para nos dar um sentido de viver. Linda crónica, são sempre palavras tão simples, tão belas, mas de uma profundidade sentida às quais já nos habituamos e preenche um vazio que nos alimenta, de sábado a sábado. Excelente. Beijinhos Luís, e Bom Fim de Semana.
  • Maria Cabral
    30 abr, 2016 Setúbal 10:05
    Excelente lição de vida! Obrigada e boa semana.