Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Profissionalismo com amadores

12 abr, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O profissionalismo consistente de que falamos não chega a todos os corredores e gabinetes da sede federativa, sendo o exemplo mais recente disso a actuação da comissão disciplinar, que teima, aliás, em manter processos de actuação que já vêm de um passado muito distante.

O futebol português tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma organização a que vale a pena dar crédito, não obstante alguns aspectos negativos que o trazem com frequência para a praça pública onde se torna objecto de discussão e polémica.

Criteriosamente, têm sido percorridos caminhos que atestam a sua emancipação progressiva, dos quais a construção e inauguração da Cidade do Futebol é o último é mais recente e espectacular exemplo.

A consumação de tal objectivo fica a dever-se a uma Federação competente, atenta e diligente, que muito tem contribuído para a afirmação de uma indústria que merece todo o respeito.

Só que o profissionalismo consistente de que falamos não chega a todos os corredores e gabinetes da sede federativa, sendo o exemplo mais recente disso a actuação da comissão disciplinar, que teima, aliás, em manter processos de actuação que já vêm de um passado muito distante.

Os mais diversos sectores, atentos ao caso, de há algum tempo vinham reclamando celeridade na resolução do chamado “caso Slimani”, estranhando uma demora para a qual não era aceitável qualquer justificação.

Chegou finalmente a decisão, cujo conteúdo não desejamos incluir neste comentário.

Porque importante, deveras, é o carácter amador de que se reveste a actuação de um órgão tão importante no quadro da justiça federativa.

Demorou cerca de cinco meses, cinco, a assumir a sentença que absolveu o jogador do Sporting com a qual nem todas as partes se têm manifestado de acordo.

Mesmo sabendo-se que os Conselhos de Disciplina e de Justiça são eleitos em listas independentes da Direcção, é urgente tomar medidas que acabem com o estado actual, e acabar com este terceiro-mundismo em que o futebol português ainda se encontra, encontrando soluções que ajudem a reforçar a maioridade já atingida noutras áreas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Genebrino
    13 abr, 2016 Meyrin 10:37
    Pergunto, para quando o meu comentário ? De contrario não enviarei mais nada.
  • Genebrino
    13 abr, 2016 Meyrin 10:19
    faz-me rir o sr. RC quando fala em credibilidade no futebol Português ! Mas que credibilidade? Estádios de futebol ? Cidade do futebol ? Federação ? Liga de clubes ? Conselho de arbitragem, de disciplina e de justiça ? Francamente, que belo exemplo de credibilidade !!! Alguns destes citádos são a imagem de que somos um País em muito comparado a outros do 3° MUNDO !!! Já para não falar em muitos comentadores do n/ futebol, e igualmente vários jornalistas que nos seus comentários e análises nos " Tentam passar todos os dias atestados de cegos e nulidade ! " Nós os atentos não dormimos ! e temos cabeça para pensar... O caso Slimani, serviu para branquear outros que a haver justiça, também seriam punidos. E assim vai Portugal. Mas para onde ?
  • 13 abr, 2016 08:54
    Despe a camisola vermelha.
  • Burlesconi
    12 abr, 2016 Caminha 15:41
    Nesta altura, mais importante que abordar a demora na decisão, até porque já foi criticada à saciedade, importava falar da própria decisão. Porém, o sr. RC, de forma subtil, furtou-se a isso, limitando-se a dizer que nem todas as partes se manifestaram de acordo. Compreende-se. Espero que no dia que comente a decisão do eterno processo "Carrillo", deixe de parte a morosidade e vá directo ao que verdadeiramente importa.