Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saiba aqui quem vai ser marinheiro "à força"


“The Tall Ships Races”: Os seus filhos podem experimentar uma aventura num grande veleiro

A Renascença é a Rádio Oficial da regata “The Tall Ships Races Lisboa 2016”. De 22 a 25 de julho podia ver de perto os grandes veleiros em Lisboa e participar na festa.

Esta competição, organizada pela Sail Training International, existe desde 1956 e procura promover a formação e o treino de mar junto dos mais jovens – mantendo viva a tradição dos grandes veleiros.

Nesta grande regata a Renascença junta-se à missão que a Aporvela tem há mais de 60 anos e vai levar um jovem a embarcar num grande veleiro!


PASSATEMPO:

O vencedor do passatempo é o João António, de Monte Abraão. O João tem 16 anos e vai passar 12 dias a bordo da Caravela Vera Cruz

Foram vários os argumentos que a mãe do João usou para nos convencer que ele merecia ser marinheiro (à força), como por exemplo:

"Exmºs senhores o meu filho é preguiçoso.

Nas férias a aventura mais arriscada em que participa é o levantar da cama e sentar-se exatamente em frente da cama numa cadeira giratória e ligar o computador. Uma actividade de arriscada precisão (...)"


O prémio deste passatempo é uma experiência única de Treino de Mar para viver a bordo da caravela Vera Cruz durante 12 dias entre o Porto e a Corunha e da Corunha a Lisboa!

Para os pais oferecerem aos filhos (maiores de 15 anos) esta experiência única tinham que nos convencer porque era mesmo o seu filho a pessoa ideal para embarcar nesta aventura!

Este passatempo já terminou.


Na sua passagem por Lisboa, de 22 a 25 de Julho, esta regata transformou o novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, numa enorme festa. Foram 60 veleiros com mais de 5000 tripulantes que estiveram em Lisboa durante 4 dias.

Sabia que os seus filhos também vão poder fazer parte da tripulação de um destes veleiros?

Através do programa APORVELA Jovens os mais novos podem embarcar a bordo dos Grandes Veleiros e ter uma experiência única de Treino de Mar. A APORVELA é a representante das "The Tall Ships Races" em Portugal.

A equipa Renascença a bordo da Caravela Vera Cruz e o convite da Aporvela para embarcar
A equipa Renascença a bordo da Caravela Vera Cruz e o convite da Aporvela para embarcar

Celebrar os Oceanos com a Renascença e a APORVELA:

A bordo de um pequeno barco à vela ou um grande veleiro, os oceanos fazem parte da vida de todos os portugueses há muitos séculos. Porque os oceanos são um património a preservar, é importante passar essa herança aos mais jovens, ajudá-los a recuperar a ligação única dos portugueses ao mar.

8 de junho foi a data escolhida para celebrar os oceanos, o tema deste ano é "Oceanos Saudáveis, um Planeta Saudável". Esta semana a Renascença convida-o a embarcar nessa grande aventura marítima que é a The Tall Ships Races Lisboa 2016. E Rui Costa, Secretário Geral da APORVELA, chama a atenção na rádio para a importância dos oceanos na vida dos portugueses, para as principais preocupações ambientais de quem embarca, e sobre a atribuição da bandeira azul, um compromisso para com a preservação dos oceanos.


Criar um evento azul e sustentável, bem como transmitir a responsabilidade de utilização dos recursos existentes é um dos grandes objetivos da organização. A Regata vai receber doze navios com bandeira azul, assumindo o compromisso com a preservação do mar e das espécies marinhas, bem como com a educação ambiental. No lote de navios inscritos com bandeira azul, destacam-se duas embarcações portuguesas – a Caravela Vera Cruz e o Santa Maria Manuela. Saiba mais aqui


Como é o treino de mar num Grande Veleiro?

O treino de mar a bordo dos Grandes Veleiros, proporciona a aprendizagem da arte da marinharia e navegação, valoriza a importância do trabalho de equipa, e permite sobretudo, que as pessoas se conheçam a si próprias e que descubram as suas forças e talentos escondidos.
Durante o tempo a bordo, o tripulante participa em todas as actividades que tornam possível a navegação do barco. Desde a ajuda nos trabalhos de manutenção, subir ao mastro, ajudar a içar as velas, ou até mesmo à responsabilidade de assumir o comando do leme numa noite de céu estrelado.
E é naqueles momentos especiais em que pode ouvir-se o vento nas velas, ou ver o sol nascer no horizonte longínquo do Mar, que se agradece por fazer parte duma experiência tão única e maravilhosa.


No Dia do Pai a Renascença ofereceu esta experiência a pais e filhos. O Renato Duarte também já foi experimentar como é ser "marinheiro":

Será que o Renato Duarte podia ter sido marinheiro?
Será que o Renato Duarte podia ter sido marinheiro?

Saiba mais sobre este evento no site oficial: http://tallshipslisboa.com/

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Lacerda
    28 jul, 2016 Vila Nova Santo André 16:57
    Já sou velhota para grandes aventuras mas................se pudesse iria a correr. Tenho 66 anos e nos meus tempos de menina e moça fiz vela durante 10 anos. Vivo perto do mar e o meu hoby é ver o mar e ouvi-lo Os grandes veleiros fascinam-me e seria uma honra poder embarcar num. Sonhos são fáceis de ter. Realizá-los já é mais difícil. Espero que quem ganhe saiba aproveitar a honra de tal sorte. Divirtam-se pois serão recordações para uma vida. Muito obrigada pelas reportagens que ouvi e ouço todos os dias. Bem hajam. Manuela Lacerda
  • Ricardo S. F. C. Cid
    16 abr, 2016 Rua Luís de Freitas Branco n.º 22 6.º A 1600 -490 Lumiar-Lx.ª (morada oficial) e Rua de Sant´Ana à 15:29
    Boa tarde! Como estão? Claro que o Renato Duarte dá um bom marinheiro porque está com duas pernas duas mãos, quer saber e só precisa de uma boa dose de fé, esperança, caridade, paz e amor, amizade, confiança, felicidade, sucesso e por fim bondade e boa vontade! E ele já está a trabalhar bem com cabos da caravela Vera Cruz.