Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (20/03/16) - Semana especial com o “passo-a-rezar”

Princípio e Fim

Uma semana especial com o “passo-a-rezar"

21 mar, 2016 • Ângela Roque


Um imigrante e uma doente dão voz às reflexões da Semana Santa do “passo-a-rezar”. O projecto de oração dos jesuítas esteve em destaque no “Princípio e Fim” deste Domingo de Ramos, dia em que o Papa condenou de novo a atitude de indiferença para com os refugiados, cujo sofrimento comparou à Paixão de Cristo.

O “passo-a-rezar” é um projecto de oração dos jesuítas que desde 2010 disponibiliza, todos os dias, 10 minutos de oração em mp3, que podem ser descarregados a partir do site passoarezar.net, ou de aplicações móveis. Actores, músicos, jornalistas, foram já muitos os que aceitaram gravar os textos bíblicos e as meditações. Neste Ano Santo da Misericórdia foram convidadas duas pessoas em situação de fragilidade. É o caso de Ladislau, imigrante guineense, católico, e que veio para Portugal receber tratamentos médicos, e de Mariana Abranches Pinto, doente de cancro, e que criou, no Porto, o grupo “Ao Terceiro Dia”, para ajudar os portadores de doenças graves e crónicas. No “Princípio e Fim” conversámos com os dois, e também com o responsável do Apostolado da Oração, padre António Valério.

O Papa deu início às celebrações da Semana Santa com a cerimónia deste Domingo de Ramos. Francisco condenou a indiferença global perante os que sofrem, comparando a Paixão de Cristo ao actual sofrimento dos imigrantes e refugiados, por cujo destino também ninguém quer responsabilizar-se. A crítica foi feita no dia em que entrou em vigor o novo acordo entre a União Europeia e a Turquia, para onde serão reencaminhados de volta todos os migrantes que cheguem ilegalmente à Grécia.

O novo bispo auxiliar do Porto quer ajudar a renovar a diocese. A ordenação episcopal de D. António Augusto de Azevedo decorreu este sábado.

A Misericórdia do Porto desafiou personalidades de várias áreas a falarem sobre “As 14 obras de misericórdia”. O livro foi lançado na última semana.

No programa recordámos, ainda, a visita que o novo Presidente da República fez ao Vaticano, e do convite formal que entregou ao Papa para que venha a Portugal em visita de Estado.

A nossa reportagem passou por Évora, onde foi inaugurada uma delegação da Fundação S. João de Deus, e por Fátima, onde este Domingo decorreu o concerto inaugural do restaurado órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Foi a estreia mundial de uma peça do compositor João Pedro Oliveira, interpretada por Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre Dame.

A crónica do programa foi de Catarina Martins Bettencourt, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a propósito da campanha lançada esta Páscoa pela AIS a favor do Sudão do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.