Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​O mal combate-se com o bem

• Opinião de José Luís Nunes Martins


O nosso pior inimigo deve ser combatido com o melhor das nossas forças. O mal combate-se com o bem, nunca com outro mal. Por mais pequenos que sejamos, trazemos em nós algo de grande e bom.


Cada um de nós pode ser um humilde cavaleiro. Não é fácil nem conduz a alegrias imensas. Antes sim a algo muito difícil, doloroso e que permite alcançar apenas uma, mas a mais profunda das alegrias: a felicidade.

Importa garantir que a cada amanhecer compreendemos que esta interminável luta não é uma guerra para destruir alguma coisa, mas sim, a única forma de defender o bem que nos anima e dá sentido à vida. E, a cada anoitecer, fechar os olhos por um instante e agradecer o dom de continuar a querer o bem, apesar de todo o mal.

As tentações que nos atacam devem sempre ser mantidas à distância. Não entrar em duelos com o mal é o primeiro rude golpe na fortaleza desse inimigo que nos quer escravizar. Não há males inocentes nem inofensivos. Quem nega a realidade do mal, apenas lhe dá espaço e tempo para que cresça.

O bem não deixa de ser bom porque muitos o rejeitam, nem o mal deixa de ser mau apenas por estar na moda.

Não há nada que possamos não perder... até a nossa própria vida… e é em vista do abismo desse nada que devemos dar o nosso maior salto, aquele que nos (e)leva ao céu da existência... onde cada um de nós será julgado de acordo com o fogo com que tiver conseguido manter vivo o seu coração.

Lutar pelo amor é a única forma de sermos felizes, e só quem ama essa luta faz de si um verdadeiro rei.



(ilustração de Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivone
    16 abr, 2016 Alemanha 12:37
    Lindo o que escreve, José Luis! Aprecio muito as suas crónicas, o seu conteúdo é profundo, vai à essência... Bem haja e estou-lhe muito grata pelo seu contributo positivo ao meu estado de alma. BFS, ivone
  • Matilde Almeida
    12 mar, 2016 Beja 22:02
    Como sempre amei. Hoje foi um dia difícil para mim . Estas palavras vieram trazer me animo! ( o mal combate-se com o bem)" Concordo e tento ser assim... Mas há muito muito difícil de se combater com o bem !!! Peço a Deus que me dê muita fé e discernimento para eu conseguir retribuir o mal que me foi feito com o bem. Obrigada amigo José Luis . Bem Haja. Bom fim de semana e uma Abençoada semana<3
  • Maria Cabral
    12 mar, 2016 Setúbal 09:35
    Muitas vezes essa luta é desigual e difícil mas não podemos desistir! Que Deus continue a inspirá-lo para nos apoiar nos momentos sombrios da vida! Boa semana, José Luís Nunes Martins!