Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​Aqueles que ninguém quer escutar

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Há pessoas que não têm quem as oiça… Esta ausência de amor não é tristeza, é algo bem mais profundo.


No mundo de hoje estamos cada vez mais fechados e julgamo-nos confortáveis nesse nosso comodismo. Chegamos mesmo a pensar que os problemas do mundo acabam quando desligamos a televisão. Esta ilusão de que comandamos a realidade, dá-nos a falsa convicção de que são os outros que precisam de nos ouvir, e não nós a eles.

É preciso lutar muito para que cada um de nós seja capaz de se evadir da prisão onde está só.

Em qualquer caso, não basta ouvir, é preciso aprender a escutar o outro, nos seus espaços, tempos e modos. Com humildade, aprender com ele... valorizá-lo ao ponto de reconhecer, nos sucessos e fracassos, possibilidades de nos enriquecer.

E importa mais ainda escutar quando não há palavras. Os silêncios íntimos enchem-se de luz quando são partilhados, quando alguém está ali, connosco. Juntos. Unidos na presença. Uma partilha do mesmo espaço, do mesmo tempo e do mesmo modo de dizer o que se pensa e sente... um silêncio pleno de emoção e verdade que a ninguém deixa indiferente. Por vezes, os amigos, mesmo os que já morreram, parecem não estar, mas estão. Sempre de forma consistente e autêntica, estão e são. São o que somos, porque querem ser connosco... o mesmo que nós.

Há quem nos consiga escutar, sendo capaz de o fazer sem se aborrecer. Sem sequer nos interromper para nos contar os seus problemas, medos e angústias. A estes, nenhum elogio é bastante! Mas, por vezes… estes são aqueles que ninguém quer escutar.



(ilustração de Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 mar, 2016 23:34
    Maravilhoso Que DEUS o abençoe
  • AIDA NOGUEIRA
    06 mar, 2016 LISBOA 23:59
    Sempre com inspiração divina, Jose Luis mostra nos o caminho a seguir dentro e fora de nós! Obrigada!!
  • José Luis Orlandeli
    06 mar, 2016 Londrina-Pr/Brasil 02:04
    Vivemos na era da solidão. Rico é aquele que tem ouvidos que saibam escutar. Ótimas palavras as suas.
  • mariana
    05 mar, 2016 aveiro 23:37
    Estar só, não é estar na prisão. É benéfico falar ainda que, percebamos não ser escutados. Escutar o outro é, uma essência de amor-sabedoria: Nem todos querem falar:Nem todos querem escutar. Tem de haver um engajamento de humildade isenta de orgulho entre ambas as partes. Tem de existir o momento que vem do Alto. "O maior é aquele que serve o irmão " PARABÉNS e OBRIGADA
  • Maria Cabral
    05 mar, 2016 Setúbal 10:18
    Nem toda a gente consegue captar diferentes linguagens... Alguns só são sensíveis ao barulho e consideram insignificantes os sons/sinais menos estridentes!... Gostei muito, como sempre, da sua crónica! Boa semana e que Deus continue a inspirá-lo!