Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Espectáculo de circo

24 fev, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A proposta orçamental foi ontem aprovada na generalidade, mas faltam as alterações na especialidade.

Há dias, o ministro das Finanças disse que a proposta de Orçamento do seu governo tem sido criticada por tudo e pelo seu contrário. Mário Centeno pretendia, naturalmente, desvalorizar assim as críticas à proposta. Mas acabou por confirmar uma característica real dela.

A proposta orçamental foi ontem aprovada na generalidade, mas faltam as alterações na especialidade.

Entretanto, foram mais do que muitas as mudanças e as erratas. Mas o essencial é que a proposta contém, de facto, medidas contraditórias. Medidas expansionistas e medidas restritivas. Estímulos ao consumo e travões ao consumo. E por aí fora. Não existe ali uma estratégia coerente.

É o resultado de a proposta de Orçamento para 2016 ser apoiada por um partido europeísta e favorável à economia social de mercado, o PS, e dois partidos de extrema-esquerda adversários da Europa comunitária e do mercado.

Esta “quadratura do círculo” não agrada a ninguém. Veremos até onde irá o exercício de equilibrismo entre contrários inventado por António Costa. E qual o preço que os portugueses pagarão por este espectáculo de circo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eduardo Rocha
    27 fev, 2016 Lisboa 01:26
    Com a praga de CHICOS-ESPERTOS e de PARASITAS que gravita à volta do Orçamento do Estado, somente alguém muito estupidificado poderá eventualmente acreditar que o Governo conseguirá algum dia controlar o défice!
  • Vasco
    24 fev, 2016 Santarém 22:12
    Este orçamento qualquer das maneiras já é apenas o esqueleto daquilo que toda essa troika governativa se propunha inconscientemente aplicar e pela simples razão que se este já nos vai ficar caro em novos impostos embora o senhor Centeno e Costa afirmem o contrário o certo é que a primeira versão das promessas jamais seria aceite por Bruxelas que felizmente ainda parece ter poder para pôr travão nos desvarios nacionais, é que existem por cá políticos certamente com a ideia de que os outros têm o dever de nos emprestar o dinheiro mas que nós não o temos para o devolver, se um dia o caldo se entorna e os nossos credores fecharem a torneira então onde irá esta esquerda arranjar alternativa? Na oposição sei que têm sempre soluções para tudo, no Poder vão-se alimentar ao mesmo local onde os outros vão embora lhes estejam sempre a atirar pedras.
  • Francisco Cabral
    24 fev, 2016 Kuelha 15:35
    Este rapaz Sarsfield mais não fez do que botar a sua faladura, uma opinião de um rico do PPD (nada mais que isso)!
  • O senhor não tem
    24 fev, 2016 Lisboa 14:50
    O senhor não tem vergonha de escrever com tanto facciosismo? Circo é o que a sua direita querida anda a fazer nos meios de comunicação social, incluindo o senhor, e na AR. E sabe porquê?? Porque vocês estão chios de medo que a estratégia deste novo governo dê os resultados que a Coligação anterior não conseguiu, apesar de vir a praça publica mentir sobre os mesmos. Medo têm vocês, porque, a cada dia que passa, é mais um dia que prova a vossa incompetência, a vossa fatídica estratégia para o povo português (menos para vocês ricos e vossos amigalhaços), é mais um dia que prova a vossa promoção das desigualdades sociais e da usurpação do povo, para darem aos ricos, quando havia outra alternativa...aliás como a Europa já está a acompanhar e a apoiar. Vergonha um artigo destes. Vergonha senhor F. Cabral !!!
  • Vitor Lopes
    24 fev, 2016 Lisboa 12:32
    O Dr. Francisco Sarsfield Cabral tem razão, este orçamento para 2016 foi um espetáculo de circo, com uma extrema esquerda anti- Europa a votar a favor, isto só acontece num país de 3º mundo.
  • João Mateus
    24 fev, 2016 Amadora 12:25
    Antes ´"espectáculo de circo" que a tragédia grega que se viveu nos últimos quatro anos. Quanto ás medidas medidas expansionistas e restritivas, só quem tem andado muito distraído não reparou que as medidas restritivas foram resultado das pressões de Bruxelas quanto ao chamado défice estrutural. O mesmo se poderá dizer quanto às erratas, que, vendo bem, até são perfeitamente naturais, pois todo um Orçamento foi feito num determinado sentido e, numa questão de horas teve que ser alterado noutro. Também, quanto a estas, é preciso comparar com os anos anteriores. Que são os orçamentos rectificativos senão "erratas"?
  • Manuel
    24 fev, 2016 LX 12:24
    Excelente comentário. Curto, conciso e directo ao assunto. Tudo neste governo é feito de improviso e ao arrepio do mais elementar bom senso. Como sempre, quando as coisas começarem a correr verdadeiramente mal, lá vai o contribuinte entrar ainda mais em cena e PAGAR os desvarios desta gente. Mas suponho que é isto que este povo quer... acreditar nos vendedores da banha da cobra e fingir que se vive num país forte e rico em que só mesmo os ingénuos e mal-intencionados acreditam.
  • JC
    24 fev, 2016 Lisboa 11:34
    Sim Francisco, são contraditórias mas com alguma logica, ou seja, medidas restritivas à compra de carros, combustível e compras na zara e outras lojas de luxo com cartão de crédito, medidas expansionistas para quem precisa de deixar de ir á sopa dos pobres e quer comprar massa, batatas, arroz ou leite sem cartão de crédito. Quanto ao espetáculo de circo deve estar a referir-se a algum comentadores que diariamente aparecem em todos os canais mais parecendo cães raivosos do que jornalistas, só porque a situação é diferente da que estavam habituados.
  • Luis
    24 fev, 2016 Lisboa 11:34
    Este cronista amedrontado esteve de ferias nos ultimos quatro anos. Durante os ultimos quatro anos nada o amedrontou? Se não, é porque teve gratificantes razões para tal.
  • Leunam
    24 fev, 2016 Setubal 10:54
    Este senhor que vai passando como um camaleão, que me lembre, nunca fez reparos nos orçamentos. No tempo da outra senhora. Mas estava sempre na TV a dizer balelas.