Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (14/02/16)

Princípio e Fim

Papa no México para levar esperança

15 fev, 2016


A visita do Papa ao México foi o destaque do programa desta semana, onde também se falou da Quaresma, de um livro que pode ajudar os cristãos a viver melhor este período até à Páscoa, do Dia de São Valentim, da Pastoral Penitenciária e de um projecto que desde Setembro está a levar jovens universitários a visitar jovens da mesma idade, mas que se encontram detidos.

Mais de um milhão de pessoas terão participado na missa que o Papa celebrou este Domingo em Ecatepec, um subúrbio da Cidade do México, marcado pela criminalidade violenta. Durante a homilia Francisco falou das “tentações” que é preciso evitar, como a vaidade, o orgulho e a riqueza, tantas vezes sinónimo de corrupção. Na oração do Angelus pediu aos mexicanos que procurem caminhos alternativos à pobreza e ao tráfico de droga.

A enviada da Renascença, Aura Miguel, fez a análise desta viagem marcada por intervenções muitos fortes do Papa. Quer quando falou aos políticos, quer aos responsáveis da Igreja, Francisco pôs sempre o “dedo na ferida”, contra a corrupção, a violência e o trafico de drogas.

Neste primeiro domingo da Quaresma a nossa reportagem passou por Fátima, onde decorreu o Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária. Sendo a visita aos presos uma das obras de misericórdia, falámos de uma iniciativa que desde Setembro envolve jovens universitários no apoio a outros jovens, dos 16 aos 20 anos, que se encontram detidos em prisões e centros educativos. O projecto foi pensado especificamente para esta população prisional, muitas vezes esquecida. Mafalda Almeida e Brito, de 19 anos, e Carmo Soares Mendes, de 21, são duas das voluntárias e vieram contar-nos como tudo começou.

Por ser 14 de Fevereiro, Dia de São Valentim, fomos saber mais sobre uma iniciativa inovadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus: “1+1=3: Fim de Semana para Namorados”, é uma actividade organizada habitualmente em Novembro, sempre com uma grande adesão entre os jovens. É um espaço de reflexão e partilha de experiências que pretende ajudar quem namora a perceber como melhorar a relação ou a descobrir que, afinal, não tem pernas para andar.

Falámos ainda do livro “Via Sacra com Maria”. Com textos de Isabel Figueiredo, da Renascença, e ilustrações de João Sarmento, um jesuíta estudante de Belas Artes, foi lançado pelo Apostolado da Oração, e já teve apresentações em Lisboa e Porto.

A crónica do programa foi esta semana do jornalista Joaquim Franco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.