Tempo
|
Luís Cabral
Opinião de Luís Cabral
A+ / A-

Barrigas de aluguer

12 fev, 2016 • Opinião de Luís Cabral


É particularmente notório que se fale dos direitos de todo o tipo de partes... menos dos direitos dos que mais importam: os que não têm advogado nem a possibilidade de defender a sua causa em tribunal. fantásticos.

Nesta era verdadeiramente Huxleiana em que a ciência e os critérios económicos parecem dominar múltiplas dimensões da reprodução humana, vão aparecendo casos que, até há relativamente pouco tempo, não teriam lugar nos livros de ficção mais fantásticos.

Recentemente, o New York Post cobriu a história de uma Melissa Cook, barriga de aluguer. Um empregado dos correios no Estado da Georgia, um solteiro que vive com os pais, decidiu que queria ter dois filhos. Comprou os necessários ovócitos a uma rapariga de 20 anos e contratou com a Sra. Cook - uma mãe de 47 anos de idade - o serviço de implantar os ovos fertilizados no útero e os manter durante os nove meses de gestação.

Foram implantados 3 embriões e, à 9.ª semana de gestação, a Sra. Cook anunciou que - caso pouco comum - todos os três tinham crescido normalmente. Nesse momento, o cliente - apenas conhecido como Sr. CM - exigiu que um dos fetos fosse abortado. A Sra. Cook ofereceu-se para manter custódia do "filho não desejado", mas o Sr CM, através do seu advogado, ameaçou a Sra. Cook com "elevadas penas monetárias" se ela se recusasse a proceder a uma "redução selectiva" (o eufemismo utilizado nestes meios).

O caso está em tribunal, onde se discutem os direitos das partes: a mãe, a quem foram prometidos 33 mil dólares por um bebé e 6 mil dólares por cada bebé adicional; e o Sr. CM, que insiste que é o dono dos bebés e, por conseguinte, sabe o que é melhor ("I made my decision which is best", lê-se num dos documentos submetidos em tribunal).

Estamos perante um caso triste que, infelizmente, não é único. Termino com duas observações. Primeiro, no já longo debate sobre o aborto, os defensores da liberdade de escolha insistem num argumento aparentemente forte e natural: é o corpo da mulher, logo é a decisão da mulher. Como o bom senso indica e este caso ilustra, os seres humanos em gestação não formam parte do corpo da mãe, embora se encontrem ao seu abrigo.

Segundo, é particularmente notório que se fale dos direitos de todo o tipo de partes... menos dos direitos dos que mais importam: os que não têm advogado nem a possibilidade de defender a sua causa em tribunal. fantásticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Indignado
    15 fev, 2016 Tomar 17:22
    Sr. Luís Cabral, os meus parabéns por trazer a público tão sinistro caso, e que infelizmente se está tornando normal..., a satisfação egoísta do eu a todo o custo, mesmo que seja necessário manipular outros Seres Humanos, ameaçá-los ou matar inocentes e indefesos bébés. Solicito-lhe que procure divulgar esta caso por outros jornais, na televisões, etc... Vou fazer o mesmo! Boa acção da RR e vejam se mantém uma postura linear. Acima de tudo, a defesa da Vida e da Dignidade Humana. Basta seguir o Evangelho.
  • Osciloscópios
    13 fev, 2016 Queluz 14:55
    Concordo plenamente com a opinião expressa por si neste artigo professor Luís Cabral. Afinal, não anda sempre na lua.