Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Azul cinzento

08 fev, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Os fantasmas regressaram de novo e, de repente, o azul ficou carregado de cinzento, como que prenunciando maus dias para o que vem a seguir. E o que vem a seguir é o Benfica, na próxima sexta-feira, no estádio da Luz.

Apesar de a jornada ainda não ter terminado, uma bomba de grande potência rebentou já, e com grande estrondo, no estádio do Dragão.

O Arouca serviu de detonador e fica para a história por ter vencido ali, pela primeira vez, a que já se julgava mais capacitada equipa do Futebol Clube do Porto.

Mesmo sendo previsíveis grandes dificuldades para os dragões, como de resto tem acontecido quase sempre com as demais equipas que têm defrontado o conjunto orientado por Lito Vidigal, talvez ninguém apontasse para a derrota que veio a consumar-se.

Esfumaram-se assim alguns indícios que andavam no ar, de acordo com os quais a “era Lopetegui” estava a ser ultrapassada com sucesso, ainda que de forma lenta, mas muito sustentada.

Os fantasmas regressaram de novo e, de repente, o azul ficou carregado de cinzento, como que prenunciando maus dias para o que vem a seguir.

E o que vem a seguir é o Benfica, na próxima sexta-feira, no estádio da Luz, onde a época pode ficar irremediavelmente comprometida com o provável afastamento dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, em caso de repetida derrota.

É verdade que os dragões podem encontrar num erro clamoroso do árbitro algumas atenuantes para o desaire sofrido frente ao Arouca.

Mas nem isso serve para desculpabilizar a exibição sem chama, sobretudo da segunda parte do jogo, de uma equipa onde algumas falhas individuais não chegam para deixar de também apontar o dedo ao colectivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carmom
    08 fev, 2016 FAMALICÃO 16:53
    Desde a muito que admiro RC pela isenção com que faz comentários desportivos.Acontece que sobre o FCP não tem tido coragem de dizer a verdade toda.As criticas tem que ser muito mais acutilantes sobre a forma de jogar da equipe.Não existe no mundo uma equipe que atrase tanta vezes a bola ao seu guarda-redes,mesmo estando a perder.No pontapé de saída a bola tem que ir ao seu guarda-redes e só depois de estar nos defesas durante 3 ou mais min é que passará do meio campo.Como nunca fariam um golo aos 10 seg,pensavam que os outros também não fariam isso.A culpa ao treinador cessante já não tem razão de ser,visto que um treinador ao ver o que Corona estava jogando ao meter Varela só poderia ser para o imitar.Diga verdades Drº, que eu como portista agradeço.
  • Burlesconi
    08 fev, 2016 Caminha 11:40
    O Benfica perdeu com o Arouca, em Aveiro, graças, não a 1, mas a 2 erros clamorosos da equipa de arbitragem: penalti sobre Mitroglou e golo limpo anulado a Jonas. Gostava de ter pachorra, para procurar a esse jogo e vcompará-la à presente,, mas nem vale a pena. Depois dessa derrota do Benfica, em Aveiro, de certeza que se falou, sobretudo, do mau planea,ento da pré-época, dos fantasma Jesus e de falta de estaleca de RV e de alguma intranquilidade dos jogadores. Vai uma aposta? Dos jogos dos 3 grandes vs o Arouca, só 1 deles foi beneficiado. Precisamente o clube do sr. RC. Ainda sobre o jogo de ontem, também se podia falar num eventual penalti cometido por Indi, no fim de contas, mais ou menos igual ao q
  • Antonio
    08 fev, 2016 Lourinhã 10:38
    O FCP tem-se vindo a afundar de ano para ano. Há 3 anos cometeram suicídio, talvez sem o saberem, ao mandarem embora um treinador vencedor bi-campeão ( por vontade de muitos pseudo portistas note-se),.Os adversários agradeceram ( se não os consegues vence-los por fora, mina-os por dentro, é dos livros!) e desmantelou-se uma equipa e mais importante, uma mentalidade. Erros atrás de erros, assistimos a uma "sportinguisação do Porto" e parece que ainda não se atingiu o fundo. Os dirigentes parece que estão agarrados ao poder e a este naufrágio colectivo. Saber sair na altura certa é fundamental. E os adeptos parece que já se vão habituando a serem perdedores.