Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Porque tenho de validar faturas? O que posso descontar no IRS?


As explicações da Renascença com a DECO

Se preencher o IRS não é das suas coisas preferidas e neste início de ano foi surpreendido pelas e-faturas, não desespere.

A Renascença foi à procura de respostas e encontrou-as junto da DECO. Tito Rodrigues deixa-lhe alguns conselhos na hora de validar as suas faturas (sim, é importante que o faça) e de preencher a sua declaração de IRS.
No IRS de 2015 há uma novidade, as despesas gerais e familiares onde pode descontar várias coisas que não entram em saúde, habitação ou educação, por exemplo. Para ter um reembolso adequado às suas despesas é importante saber o que pode ou não descontar e onde entra cada despesa.
Para que não restem dúvidas a DECO criou a plataforma IRS Sem Custo que pode aceder em www.irssemcusto.pt.

Oiça as explicações de Tito Rodrigues da DECO:

Lembre-se que é importante validar as suas faturas, caso contrário elas não vão contar para as suas despesas. As despesas gerais e familiares podem gerar um retorno máximo de 250€ - não é de deitar fora!

Só tem até 15 de Fevereiro para validar todas as suas faturas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 06 fev, 2016 16:50
    Deviam criar o balcão e fatura na loja do cidadão e ajudar os idosos que não percebem nada de computadores e nem os têm.
  • Antonio
    06 fev, 2016 Rodrigues-Lopes 14:28
    O e-factura está longe de ser justo e ajustado; eu explico: injusto porque pessoas há, e são a maioria, que nada sabem para o fazer ou não têm sequer computador; quando devia ser o estado a zelar pelos seus próprios interesses, tendo serviços a que os cidadãos deviam e podiam recorrer; não é ajustado porque precisa de mais "entradas", ou items para o cidadão poder indicar a diversidade de despesas q