Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​A adversidade faz os heróis

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Tudo o que é grande começa por ser pequeno.

A grandeza de um espírito começa quando reconhece a sua pequenez... a insignificância da sua existência face ao todo onde vive.

Os caminhos para as alturas são estreitos, íngremes e envolvem sofrimento. Ao herói cabe descobrir novos trilhos, por onde os outros hão de passar. É na ousadia de ser diferente que se afirmam os grandes homens.

É duro lutar para que a esperança, semeada em terra seca, cresça... mas quem acredita e faz tudo o que de si depende, chega quase sempre a alcançar o fruto da sua fé.

Ao celebrar o fruto, não se deve esquecer a árvore que o produziu e a semente de que germinou. As flores e os frutos são passageiros, as árvores duram muito mais.

Uma flor solta parece viva, mas está morta. Uma folha viva, oculta na copa, pode parecer morta, mas está viva e dela poderá desabrochar ainda muita vida. O importante não é o movimento, nem a aparência... Às vezes, o que está oculto e quieto é mais fecundo do que aquilo que se mexe muito, parece ter muita vitalidade, mas não é mais do que uma folha morta levada pelo vento...

Para que possa ser árvore, o fruto tem de apodrecer e fazer-se terra. Servir de primeiro alimento à semente que traz em si. Tem de se fazer pequeno para que possa ser grande através daquilo que, sendo ínfimo, chegará a ser do tamanho do mundo.

A felicidade egoísta não é felicidade. Só quem se entrega ao outro vive de forma plena.

O amor é o caminho dos heróis.

Se queres ser feliz, ama. Se o amor não te doer, então talvez ainda não estejas no teu caminho.



*Ilustração de Carlos Ribeiro

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MARIANA
    20 fev, 2016 AVEIRO 13:49
    A LEITURA QUE FAZ A ALMA SENTIR-SE MUITO BEM, E O SOL MUITO LÍMPIDO . PARABÉNS E MUITO OBRIGADA. CONTINUE...
  • Helena Pereira
    20 fev, 2016 Luanda 07:45
    José Luis Nunes Martins a sua cronica recordou-me esta musica, que se calhar conhece. Bom fim de semana Um abraço Helena https://www.youtube.com/watch?v=Fcu5EJzDplc
  • Mafalda Ramos
    10 fev, 2016 Vila Franca de Xira 13:59
    Maravilhoso como sempre! Agora e também aqui, o acompanharei espero por muitos e muitos anos. Bem haja!
  • Ana Salvado
    10 fev, 2016 11:53
    Muito Orgulhosa de estares a avançar nas tuas crónicas . De facto escrever na renascensa é uma grande conquista. Parabéns. E obrigada por continuares a surpreender-me a cada crónica.
  • 08 fev, 2016 09:10
    Como sempre, aquela máquina !
  • Sandra soares
    06 fev, 2016 sacavem 17:31
    Parabéns mais que merecidos. Sinceramente acredito que ainda vamos ouvir falar muito de si.
  • Suzete
    06 fev, 2016 Lisboa 15:34
    O verdadeiro AMOR não nasce espontaneamente
  • Darlinda Ferreira
    06 fev, 2016 Newark, New Jersey, USA 14:19
    Para que possa ser árvore, o fruto tem de apodrecer, e fazer-se terra. Servir de primeiro alimento à semente que traz em si. Tem de se fazer pequeno para que possa ser grande através daquilo que, sendo ínfimo, chegará a ser do tamanho do mundo. MUITO OBRIGADA DR. JOSÉ LUÍS NUNES MARTINS. A suas crônicas são... "Meu melhor fertilizante!"
  • Octóvilo Mateos Mati
    06 fev, 2016 San Fernando 12:19
    Aún recuerdo una frase que yo dictaba a mis alumnos para que la analizaran y la comentaran: “la adversidad forma personas de carácter”. Recuerdo el comentario de una niña, muy delicada, de salud y en su comportamiento, y también muy trabajadora e inteligente, y además nada egoísta, que emocionó a la clase entera. Reconozco, sin ánimo ninguno de presumir, que he aprendido grandes lecciones de muchos niños, y ahora, desde que dejé la enseñanza, de muchas personas sin hogar. Son el ejemplo vivo, real, inapelable, de la verdad de cuanto nos dice José Luis en su crónica de hoy.
  • Maria Cabral
    06 fev, 2016 Setúbal 09:42
    Num tempo em que a maioria das pessoas procura protagonismo, é importante lembrar que "a grandeza de um espírito começa quando reconhece a sua pequenez"! Obrigada por mais esta excelente reflexão e muitos parabéns! Boa semana para si e para o Carlos Ribeiro pela sugestiva e excelente ilustração!