Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Almeida Santos e a RR

20 jan, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Vale a pena recordar a intervenção de Almeida Santos no final de 1975 para entregar a RR à sua legítima proprietária, a Igreja Católica, após a ocupação por elementos de extrema-esquerda.

Ao longo dos 40 anos de democracia representativa em Portugal, o Dr. Almeida Santos teve um papel importante, embora muitas vezes pouco conhecido.

Vale a pena recordar a intervenção de Almeida Santos, no final de 1975, para entregar a RR à sua legítima proprietária, a Igreja Católica, após a ocupação por elementos de extrema-esquerda. O episódio é relatado no volume I do livro do Eng. Fernando Magalhães Crespo "Os Meus 31 Anos na Rádio Renascença" (Ed. Principia).

O Dr. Almeida Santos, então ministro da Comunicação Social, convocou o Conselho de Gerência da RR para uma reunião, quatro dias após o 25 de Novembro de 1975. Aí, o ministro comunicou a dois gestores da RR, o Eng. Magalhães Crespo e o Dr. Torgal Ferreira, a decisão do Governo de nacionalizar todas as rádios privadas. Ora, estes gestores fizeram ver ao Dr. Almeida Santos que, no caso da RR, a nacionalização iria contra a Concordata com a Santa Sé, além de outras objecções.

Almeida Santos compreendeu os argumentos dos gestores da RR. E introduziu uma ressalva para a RR na lei que já estava redigida e foi aprovada em Conselho de Ministros, três dias depois. Inteligência e capacidade de decisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rfm
    02 fev, 2016 Coimbra 09:40
    ... desde logo, a RR tem obrigações acrescidas na defesa a prática da liberdade de imprensa o que, lamentavelmente, nem sempre acontece. A RR não conseguiu acompanhar a imparcialidade do Dr. Almeida Santos, hoje a RR ´parece estar numa cruzada (mais uma) contra um governo legítimo que recupera feriados (até os católicos que a hierarquia tinha oferecido aos mercados ...) e devolve algumas expropriações as classes pobres e remediadas e não esmolas, se a RR quer efetivamente homenagear o Dr. Almeida Santos que siga, ao menos por algumas vezes, o seu nível, elevação e imparcialidade. fiquemos, então, aguardar (sentados ...?)!
  • José Saraiva
    20 jan, 2016 Viseu 15:14
    ELE FOI UM "SANTO"....VAI PARA O CÉU...