Emissão Renascença | Ouvir Online
Aura Miguel
Opinião de Aura Miguel
A+ / A-

Opinião de Aura Miguel

A misericórdia segundo Francisco

12 jan, 2016 • Opinião de Aura Miguel


No livro "O nome de Deus é Misericórdia", o diálogo é simples e directo e as perguntas, arrumadas em oito capítulos, aprofundam o que Francisco entende por misericórdia e o que o Papa deseja com o actual Jubileu.

O Papa diz que este “é o tempo da misericórdia” porque é tempo de a Igreja mostrar “o seu rosto de mãe à humanidade ferida”. Uma Igreja que “não espera que os feridos batam à sua porta, mas que vai à procura deles pela rua, acolhe-os, abraça-os, cuida deles e fá-los sentir amados”.

Francisco fala da importância da confissão e da sua experiência de confessor, diz que a misericórdia e a lealdade de Deus estão relacionadas, e que, por isso, reconhecer os pecados e ter vergonha é uma graça. O Papa diz que prefere “que as pessoas homossexuais se venham confessar”, que fiquem próximas de Deus e se aconselhem na oração e indicação do caminho.

O livro está recheado de casos concretos e histórias reais – e até mesmo e-mails que recebe e que ilustram a experiência de misericórdia. Francisco usa também vários episódios bíblicos e passagens dos Evangelhos.

A relação entre verdade, doutrina e misericórdia não fica esquecida, nem a articulação da justiça terrena e dos crimes e graves delitos com a misericórdia divina.

A família é a melhor escola para aprender o que é a misericórdia e, entre tantos conselhos preciosos para a credibilidade do cristão, o Papa conclui o livro citando S. João da Cruz: “No fim da vida, seremos julgados sobre o amor”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.