Tempo
|
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (13/12/15)

Princípio e Fim

O que valem hoje os direitos humanos?

14 dez, 2015


A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamada pelas Nações Unidas há 67 anos. Graça André, docente da Universidade Católica e especialista em direitos humanos, veio conversar connosco sobre a actualidade deste Documento. Em destaque no programa esteve ainda o Jubileu da Misericórdia, e as Portas Santas que este Domingo abriram por todo o mundo.

A Declaração Universal dos Direitos foi adoptada e proclamada pela ONU a 10 de Dezembro de 1948. Na Universidade Católica a licenciatura em serviço social assinalou a data com uma aula aberta em que participaram diversos especialistas nesta área. Uma delas Graça André, docente da UCP. Como assistente social já trabalhou com crianças em risco, dirigiu um projecto de intervenção comunitária num bairro de realojamento, para apoio a famílias imigrantes, e acaba de concluir uma investigação sob o tema “Formação em Serviço Social e Direitos Humanos”. Graça André veio conversar connosco sobre a actualidade desta Declaração que é a base de trabalho dos assistentes sociais.

Já em pleno Jubileu da Misericórdia, e neste que é o III Domingo do Advento, o Papa Francisco lembrou aos cristãos que, apesar das “múltiplas formas de violência que ferem a humanidade”, o Natal deve ser vivido com alegria. Foi durante a eucaristia que celebrou na catedral de São João de Latrão, onde abriu a segunda Porta Santa de Roma.

No “Princípio e Fim” recordámos o que significam para os fiéis estas “Portas da Misericórdia”, que neste dia se abriram nas dioceses e principais santuários de todo o mundo.

Em destaque no programa estivera ainda dois projectos que visam ajudar as instituições da Igreja a fazerem uma gestão profissional dos recursos e serviços que oferecem: a arquidiocese de Braga desenvolveu uma nova aplicação digital, uma ferramenta de gestão que está a facilitar a vida aos padres e leigos que trabalham nas paróquias. O balanço do primeiro mês de aplicação do “Kyrios” é positivo, e a arquidiocese já pensa em partilhar este “Simplex administrativo” com outras dioceses.

No Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, foi lançada, há um ano, a I Pós-Gradução em Administração de Organizações Religiosas. As inscrições para a II Edição, que começa em Janeiro, terminam na próxima terça-feira, 15 de Dezembro.

Já em pleno Ano da Misericórdia, está aí a Campanha de Natal da Renascença, que vai ajudar a Associação Vale de Acôr. Conversámos com a directora de programas da RR, Dina Isabel, sobre o que levou à escolha desta instituição e como é que os donativos podem ser feitos.

Falámos também do livro “O Porto e as Igrejas”, um roteiro turístico, mas também religioso e pastoral, que foi lançado há dias pela câmara em parceria com a Diocese.

A crónica foi esta semana de Catarina Martins, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.