Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Este Inverno mantenha a sua casa quente… mas pense no planeta


A Renascença partilha consigo algumas sugestões sobre aquecimento eficiente

Vem aí o frio! Prepare a sua casa de forma eficiente e conseguirá poupar na carteira e ajudar o planeta.

Todos os anos, na mudança do Verão para o Outono, arrumamos as roupas mais frescas e voltamos a encher os armários com casacos, camisolas de lã e botas para a chuva.
Mas, nesta altura, as nossas casas também merecem um pouco de atenção. Para conseguirmos passar os dias de frio de forma mais confortável, com algum calor, sem que a nossa conta bancária entre em colapso e sem arruinar o planeta, há algumas medidas que pode tomar:

- Em casa ou no trabalho, já lhe deve ter acontecido esquecer-se de desligar o aquecimento. Isto pode ter acontecido de um dia para o outro, ou ainda mais grave durante um fim-de-semana.
Para além da energia desperdiçada, há ainda a agravante da poluição gerada desnecessariamente.
Fique atento para não se esquecer de desligar todos os sistemas de aquecimento, quer no local de trabalho quer em casa. O ideal é antes de fechar a porta, dar uma volta por todas as divisões a confirmar se fica tudo desligado.
Deste modo além de poupar dinheiro ainda protege o ambiente, por evitar o consumo inútil para aquecer uma divisão vazia, durante várias horas.


- Com os graus do termómetro a diminuírem, vale quase tudo para aquecer a casa. Entre os aquecimentos que pode escolher está o termoventilador.
Este electrodoméstico é óptimo no que toca à rapidez. Por exemplo, é eficaz na casa-de-banho e no quarto, quando as divisões não estão aquecidas.
No entanto, o termoventilador é um dos piores inimigos do orçamento familiar.
Uma vez que o termoventilador tem consumos de energia bastante elevados e, além disso, faz muito ruído, deve substituí-lo, por exemplo, por um aquecedor a óleo nas divisões maiores e para períodos de funcionamento mais longos.
Para ter uma ideia, um termoventilador usado durante muito tempo emite cerca de 370 kilogramas de CO2 equivalente o que corresponde a uma lâmpada de 60 watts ligada, continuadamente, durante 2 anos. Na factura eléctrica isto representa um aumento de 123€ por ano.

- Sempre que faz mais frio a tendência é ligar os aquecimentos mas, muitas vezes, nem se lembra que há soluções simples e até mais económicas que pode utilizar. Por exemplo, borrachas ou fitas de calafetar, nas portas e janelas, para que o ar frio não entre e o ar quente se mantenha. Também pode utilizar sistemas ainda mais simples, como os sacos de tecido cheios de areia, vulgarmente conhecidos por “chouriços”.
Vede portas e janelas e prepare a casa para o tempo frio. Só depois pode avaliar correctamente as necessidades de aquecimento da sua casa, poupando, desta forma, energia e, também, as suas economias.
Estas poupanças podem chegar a 25% da energia consumida para o aquecimento da casa.
Por exemplo, um agregado familiar médio, de 4 pessoas, pode ter uma poupança anual, em emissões, de 90 kilos de CO2equivalente. O mesmo que percorrer a distância entre Lisboa e Faro, duas vezes, num automóvel a gasolina.


Comece por conhecer a sua casa e perceber quais os pontos fracos a nível de aquecimento. Estude a utilização que faz de cada divisão e só depois decida no que deve ou não investir. Às vezes as soluções mais simples podem ser as que funcionam melhor e até as que resultam mais a longo prazo.

Estas são algumas sugestões ecológicas para manter a casa quente neste Inverno. Conheça mais formas de ajudar o ambiente AQUI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.