Tempo
|
Raquel Abecasis
Opinião de Raquel Abecasis
A+ / A-

Gastar o tempo

13 nov, 2015 • Opinião de Raquel Abecasis


O país, que vive de olhos postos no Estado, vai andando à espera de perceber o que é que isto dá.

O país está interrompido desde Julho, primeiro porque era férias, depois porque era campanha, depois porque foi eleições, depois porque foram os tempos da Constituição, depois porque foi o tempo de preparar programas e coligações alternativas, agora porque é o tempo do Presidente.

Não é por acaso que uma das ladainhas mais famosas em Portugal reza assim: “O tempo pergunta ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo responde ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.”

Todo este tempo apenas nos serve para perder tempo, porque o tempo que está a passar não serve para mais nada a não ser para ser gasto.

Já toda a gente sabe que mais tarde ou mais cedo a solução política para o país está acertada, aliás, já estava antes de estar, porque os partidos já o tinham decidido e agora dizem que o acordo é mínimo porque não havia tempo para fazer um acordo como deve ser. Mas então se não havia tempo porque é que levou tanto tempo a disfarçar que se estava a negociar um acordo que, tal como está, já existia desde o dia das eleições?

E para que é que a Constituição prevê tanto tempo entre as eleições e a apresentação do programa de Governo, obrigando o país a empatar pelo menos mais um mês até que o Governo comece a governar?

E agora para que é que serve este tempo que já percebemos não vai ser curto, em que o Presidente – que já sabia muito bem o que ia fazer, lembram-se? – aparenta estar a ponderar uma decisão que no fundo já está tomada?

Enquanto o tempo passa e não passa, o Governo, que agora já não tem nada para fazer, aproveita o tempo para pôr o país a discutir um tema, a revisão constitucional, que não vai acontecer, é despropositada, mas já agora serve para passar o tempo a discutir.

Tudo somado já lá vão cinco meses, que noutro país qualquer teriam sido bem gastos a negociar acordos com pés e cabeça, como em todos os países já citados em que foi preciso negociar depois de eleições. Em Portugal, não foi isso que aconteceu, porque temos pressa e não houve tempo, fica para mais tarde. E entretanto o país, que vive de olhos postos no Estado, também vai andando à espera de perceber o que é que isto dá, entretanto vem o Natal e depois em Janeiro logo se conversa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.